quarta-feira, 30 de outubro de 2013

COM DEUS DO NOSSO LADO


Oh, o meu nome nada interessa
A minha idade menos ainda
O lugar de onde venho
Chama-se o Midwest
Ali fui criado e ensinado
A obedecer às leis
E que essa terra em que vivo
Tem Deus do seu lado

Oh, os livros de história contam-no
Contam-no tão bem
A cavalaria carregou
Os índios morreram
Oh, o país era jovem
Com Deus do seu lado

Oh, a guerra Hispano-Americana
Teve o seu tempo
E a Guerra Civil também
Foi cedo esquecida
E os nomes dos heróis
Me obrigaram a decorar
Com armas nas suas mãos
E Deus do seu lado

Oh a Primeira Guerra Mundial, rapazes
Desperdiçou a sua sorte
A razão para a luta
Nunca a percebi bem
Mas aprendi a aceitá-la
Aceitá-la com orgulho
Pois não se contam os mortos
Quando Deus está do nosso lado.

Quando a Segunda Guerra Mundial
Chegou ao final
Perdoámos os alemães
E ficámos amigos
Apesar de trem assassinado seis milhões
Que fritaram nos fornos
Também agora os alemães
Têm Deus do seu lado

Aprendi a detestar os Russos
Durante toda a minha vida
Se outra guerra começar
São eles que devemos combater
Odiá-los e temê-los
Fugir e esconder-me
E tudo aceitar corajosamente
Com Deus do meu lado

Mas agora temos armas
Da poeira química
Se obrigados a usá-las
Então devemos dispará-las
Um toque no botão
E um disparo do tamanho do mundo
E nunca se fazem perguntas
Quando Deus está do nosso lado.

Ao longo de muitas horas sombrias
Tenho pensado sobre isto
Que Jesus Cristo
Foi traído por um beijo
Mas não posso pensar por vós
Tereis vós de decidir
Se judas Iscariote
Tinha Deus do seu lado

Então agora que me vou embora
Estou exausto como o Diabo
A confusão que sinto
Nenhuma língua pode expressá-la
As palavras abarrotam-me a cabeça
E tombam para o chão
Se Deus está do nosso lado
Impedirá a próxima guerra

Bob Dylan

Canção do álbum The Times They Are A-Changin (1964)

Bob Dylan em Canções Volume I (1962-1973) Relógio D’Água, Lisboa Setembro de 2006


Legenda: não foi possível obter o autor/origem da fotografia.


Sem comentários: