domingo, 19 de janeiro de 2014

O QU'É QUE VAI NO PIOLHO?


Era de treino que ele gostava, não havia dúvida alguma. Mesmo a organização dos horários de cada companhia originava problemas, mas bons problemas. Era, mal comparado, como resolver problemas de palavras cruzadas. O major acendeu um charuto e olhou pela abertura da barraca, através dos cem metros de selva para o oceano, que lambia delicadamente a areia. Respirou fundo, saboreando o cheiro a peixe que vinha do mar. Esforçava-se o mais que podia, ninguém o podia negar. Uma satisfação cor-de-rosa percorreu-o todo.
Nesse momento teve uma ideia. Podia tornar mais agradáveis as aulas de leitura de mapas com uma fotografia, a cores, de tamanho natural, da Betty Grable em fato de banho, com um sistema de coordenadas desenhado em cima. O instrutor poderia apontar para as várias partes do corpo e pedir:
«Dê-me as coordenadas.»
Mas onde é que iria arranjar uma fotografia de tamanho natural? Podia perguntar ao quartel-mestre, mas diabos o levassem se ia fazer figura de parvo a fazer uma requisição desse género. Talvez o capelão Daves, que era um gajo fixe – mas não, era melhor não lhe perguntar.
Dalleson coçou a cabeça. Podia escrever uma carta ao quartel-general do exército (serviços especiais). Talvez eles não tivessem a Grable, mas qualquer pin-up daria o mesmo resultado.
Era isso. Escreveria ao quartel-general. E entretanto podia comunicar também o facto à secção de Auxiliares de Treino do Ministério da Guerra. Era de ideias como essa que eles andavam à procura. O major estava ali a ver a sua ideia posta em execução em todas as unidades do exército. Esfregou as mãos com entusiasmo.
Podre de chique.

Norman Mailer em Os Nus e os Mortos

Legenda: Betty Grable em fato de banho mas não a cores, como queria o major.

Sem comentários: