sexta-feira, 6 de junho de 2014

6 DE JUNHO DE 1944


De uniforme e medalhas ao peito, 1.800 heróis do Dia D voltaram à Normandia para as comemorações dos 70 anos do desembarque aliado na costa francesa.

Neste dia sete milhões de soldados soviéticos já tinham morrido e que só na decisiva batalha de Kursk (que, com a de Estalinegrado, é que mudou o curso da guerra) o Exército Vermelho perdeu 178 mil homens enquanto o desembarque na Normandia custou 30 mil vidas às forças aliadas ocidentais.

O presidente francês fez questão de homenagear as vítimas civis da região. A operação libertou a região do domínio das tropas nazis, mas a batalha da Normandia lançou o caos na região e, entre 6 de Junho e 22 de Agosto, morreram cerca de 20 mil civis.

Depois de depor uma coroa de flores no memorial de Caen, Hollande quis que neste 70º aniversário a homenagem da nação possa dirigir-se a todos, civis e militares. Quero que o papel dos normandos seja reconhecido. Iniciada pouco depois da meia-noite, com tumulto e fogo, este dia terminou com sangue e lágrimas, lágrimas de dor, lágrimas de alegria, no final de 24 horas que mudaram o mundo e marcaram para sempre a Normandia" e sublinhou que "esta batalha foi também a dos civis, pelo que é necessário prestar homenagem "às famílias que conheceram o caos e a metralha, aos refugiados escondidos nas caves, nas minas, nas igrejas e nos monumentos, como na abadia dos homens em Caen. A solidariedade organizou-se e homens e mulheres, de todas as idades e condições, lutaram contra a morte para socorrer feridos, limpar escombros, acolher os feridos. Obrigado pelo que fizeram, são um exemplo para as novas gerações.
A invasão da Normandia ocorreu demasiado tarde para aliviar o esforço soviético na frente oriental, pelo que Estaline a considerou desnecessária.

São cada vez mais os historiadores, inclusive militares, que consideram a invasão da Normandia, a 6 de Junho de 1944, uma carnificina desnecessária para a derrota da Alemanha nazi, ao contrário do que se pensa e do que a cinematografia de Hollywood gravou no imaginário colectivo.

No entanto, alguns historiadores sustentam que o exército alemão já tinha sido praticamente derrotado pelos russos na frente oriental e a indústria de guerra alemã estava totalmente destruída pelos bombardeamentos aéreos aliados.

Esta é também a tese académica apresentada pelo tenente-coronel William F. Moore, da Força Aérea americana, ao Air College, Air University em 1986.

O propósito da sua tese foi demonstrar que a percepção que se tem ainda hoje da Operação Overlord se baseia numa ilusão e é um mito.

Os americanos acreditam que a Alemanha nazi foi derrotada na Segunda Guerra Mundial pelas forças americanas", sustenta. "O americano comum também acredita que as forças combinadas dos EUA e da Grã-Bretanha foram os principais responsáveis pela destruição do exército alemão em 1944 e 1945, após o bem sucedido desembarque anfíbio na costa da Normandia.

Fontes: Diário de Notícias, jornal I

Sem comentários: