sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

OLHARES


Nesta margem de olhares, onde tudo cabe, passei há dias pelo Jardim Fernando Pessa, ali na Avenida de Roma, onde em tempos recuados esteve o Cinema com o mesmo nome, de boas memórias, e agora é local de assembleias municipais.

Fernando Pessa é um nome que não é estranho aos portugueses.

Andava por Lisboa e para o telejornal da estação pública fazia pequenas reportagens,  mostrava as mazelas da cidade e terminava com aquele: «e esta hein?!»

Mas marco de trabalho histórico, Pessa, durante a II Guerra Mundial, foi locutor da secção portuguesa da BBC.

O capacete usado pelo jornalista, em Londres, está exposto na universidade King's College, na capital britânica.

No entanto,  o olhar da placa com o nome do jardim, levou-me para histórias longínquas, não vividas, apenas de ouvir contar, de ler.

Nasci com o findar da guerra e, já crescidote, ouvia o meu pai contar a maneira como o Pessa, depreciativamente, com o «h» britânico bem aspirado, pronunciava «Hitler».

«Até logo. Hem? Não faltes. O que é que o Pessa dirá hoje?
Ontem disse que as coisas estão difíceis, mas que é preciso ter esperança, os povos não se deixarão vencer pela barbárie. Até me chegaram as lágrimas aos olhos. Vê lá, pá, se não tiveres tempo jantas em casa e ficas lá. Não, não está muita gente, a do costume. Já sabes do fuzilamento dos reféns em Paris? Também foi o Pessa que disse ontem. Também disse que foram pelos ares um data de comboios com tropas alemãs.
Naquele tempo, àquela hora, as ruas ficavam vazias. Amigos e familiares reuniam-se à volta do aparelho de rádio, um RCA minúsculo. Fechavam-se bem as portas, punha-se o rádio baixinho para não ser ouvido pelos vizinhos. Fazia-se um grande silêncio. O coração apertado de angústia, os dedos nervosos enclavinhados. Chegavam notícias. Chegavam de longe. Chegavam na voz de Fernando Pessa.»

(Montagem de duas crónicas de crítica televisiva, sobre Fernando Pessa, do Mário Castrim, publicadas no Diário de Lisboa.)

Falar da II Guerra Mundial é recado para lembrar o seu fim e a festa que foi por este país, principalmente em Lisboa.

Como contou José-Augusto França em entrevista ao Expresso de 1 de Fevereiro de 2014:

«Mais tarde, soube que por cá os meus amigos tinham andado em grandes festas e que se fizeram manifestações a festejar a vitória dos aliados, apareceram uns paus sem bandeira e até bandeiras do Benfica. Eram, evidentemente, a homenagem aos aliados soviéticos, cujo nome não podia ser mencionado.»

Ou José Gomes Ferreira, em Intervenção Sonâmbula:

«No entanto, o povo berrava nas ruas a sua alegria com lágrimas e bandeiras (muitos empunhavam apenas paus nus com imaginárias bandeiras vermelhas da pátria dos sovietes), ainda com alguns ingénuos a quererem convencer-se de que a mágica queda do salazarismo aconteceria no dia seguinte.
Quem não dançou, quem não cantou, quem não soltou vivas e morras nessa noite? Mas entre aqueles milhares e milhares de pessoas, recordo-me sobretudo – é curioso como certas imagens sobrenadam na memória em detrimento de outras – recordo-me do Fernando Lopes Graça então 30 anos mais novo, a mancar, com os pés doridos de tanto marchar pelas pedras de Lisboa.»

Sem comentários: