domingo, 25 de setembro de 2022

DORMIR É O CÚMULO DA GENIALIDADE

Um domingo de Outono é um óptimo dia para pegar no livro que Álvaro Magalhães escreveu sobre Manuel António Pina, poeta, jornalista, príncipe que foi:

«A ciência autoriza-nos a olharmos para os sonhos como uma espécie de treino da nossa actividade, ou seja, da capacidade de estabelecer todo o tipo de ligações surpreendentes. Kierkgaard dizia: dormir é o cúmulo da genialidade. De facto, quando o tenso córtex pré-frontal desliga, ficamos expostos a uma abundância de ligações inesperadas e ideias estranhas. A maioria delas não passa de trapalhada surreal. Mas, se tivermos sorte, encontramos as nossas respostas a meio da noite. E Pina não duvidava disso. Dizia ele: «Durmo com uma folha e uma caneta debaixo da almofada e a meio da noite quando me ocorre algo escrevo à escuras.»

 Era de noite que a criação mais chegava a Pina, quando a mulher, as filhas, os gatos estão a dormir e eu fico sozinho e em silêncio.

«No fim de contas, o meu trabalho durante o dia é tentar verificar como é que certas coisas escritas à luz da noite suportam a aluz do dia. É como ver como é que as namoradas são quando acordam.»

1 comentário:

Seve disse...

E que grande livro escreveu o Álvaro Magalhães!