sábado, 10 de setembro de 2022

DAS INGENUIDADES

Oh, como sou ingénuo! Eu a pensar que iria passar uma semana em Marrocos imerso numa religião e cultura diferentes e, afinal, percebi uma vez mais que nada nos separa em lugar nenhum. Como são parecidos todos os humanos, vistam o que vistam, rezem o que rezem, comam o que comam, bebam o que bebam!

Vivemos todos em função das mesmas ambições, dos mesmos medos e até da mesma moral. O que há de diferente entre os vendedores que nos tentam vender gato por lebre num qualquer bazar de Fez e governantes como Fernando Medina ou ex-jornalistas como Sérgio Figueiredo?

E é aqui que entra o pretexto desta crónica, o vinho, bebida necessária para nos apaziguar com o país e o mundo e que, como se sabe, ainda é feita com uvas. Chegou finalmente a hora de as colher, esse momento onírico e vital para os viticultores. Durante dias ou semanas, o mundo cumprir-se-á apenas entre a vinha e a adega. Em breve tudo será uma saudade, mas, por agora, nem a dureza do trabalho, nem a maldade do ano, impedirão a grande festa das vindimas, um parêntesis de alegria no meio de tanta desilusão e vergonha. Quem quer uma tesoura?

Pedro Garcias Público 20 de Agosto

Sem comentários: