domingo, 10 de março de 2024

VIAGENS POR ABRIL

            Este não é o dia seguinte do dia que foi ontem.

                                                    João Bénard da Costa

Será um desfilar de histórias, de opiniões, de livros, de discos, poemas, canções, fotografias, figuras e figurões, que irão aparecendo sem obedecer a qualquer especificação do dia, mês, ano em que aconteceram.


Esta fotografia pertence ao Museu do Aljube.

É uma das muitas fotografias que mostram o que foram as primeiras eleições em liberdade: longas filas, horas à espera para colocar na urna o primeiro voto dum país que se esperava com novos ares.

E sempre que as eleições acontecem, vem à memória a crónica que o jornalista Manuel Beça Múrias publicou no semanário O Jornal:

«Este domingo, ao declarar o meu nome de cidadão que o 25 de Abril libertou, vou passar em revista, uma a uma, memórias das noites solitárias de Nambuanagongo, quando as hienas vinham ao arame, ao cheiro do coval fresco no cemitério sempre em crescimento.
Este domingo vou poisar com amor a minha mão no ombro do meu filho Pedro e garantir-lhe que o “Vera Cruz” está na sucata.
Este domingo, sim, este domingo, vou limpar na minha mesa o pó do quadrado onde antes esteve instalado o telefone que ditava as ordens do lápis azul, na voz baça do alferes Cirne.
Mas também, claro, este domingo o meu risco azul num quadrado inesperado, (mais “talvez” do que “sim”, mais “cabeça” que “coração”) não é assinatura reconhecida da minha desistência.
Porque, neste domingo, eu estarei de vigília pelas noites em que as Chaimites saíram à rua e as fardas se puseram, por um instante de História, sempre, sempre ao lado do povo.»

Lembrar ainda uma frase Arthur Koestler, jornalista e escritor: «a maturidade dos povos consiste na sua capacidade de reconhecer os seus próprios interesses».

Sem comentários: