terça-feira, 19 de março de 2024

VIAGENS POR ABRIL

 

                  Este não é o dia seguinte do dia que foi ontem.

                                                          João Bénard da Costa

Será um desfilar de histórias, de opiniões, de livros, de discos, poemas, canções, fotografias, figuras e figurões, que irão aparecendo sem obedecer a qualquer especificação do dia, mês, ano em que aconteceram.

 

Em estreita colaboração com a PIDE/DGS, a hierarquia militar mandou transferir 35 aspirantes milicianos, além de sargentos, furriéis e cabos milicianos, das Caldas da Raínha para Santa Margarida. Aí seriam interrogados e, durante 15 dias, permaneceram em completa incomunicabilidade.
O Governo, por todos os meios, tentava mostrar que a ordem, em todo o país, reinava efectivamente.

Da página 56 do livro «Século Passado» de Jorge Silva Melo retiro citação qual pedacinho de ouro:

Quando por vezes nos encontramos, rapaziada que andou por aí a plantar ideias e sonhos, ainda têm o velho torna-viagem do reconhecimento de que a longa luta do povo português contra as ditaduras de Salazar e Marcelo não poderia ter qualquer êxito sem a participação das Forças Armadas. Não concebiam ser possível, porque a sua confiança nos militares estava longe  de ser consensua. Tal como, ontem , aqui se citava o Mário Henrique-Leiria, que numa carta à sua querida Beluska, falando no episódio das Caldas, chamava-lhe uma palhaçada «porque na farda não se pode acreditar nem no boné.»

Mas alguns desses militares, vendo ou não os filmes de que falava o Jorge Silva Melo, o que,  seu íntimo, sabiam é que

                           UM GAJO TEM QUE FAZER QUALQUER COISA!

Sem comentários: