domingo, 24 de março de 2024

OLHAR AS CAPAS


Histórias de Lamento e Regozijo

António Victorino de Almeida

Parceria A. M. Pereira, Lisboa, 1968

Um dia entrei em casa e vi um indivíduo , que era eu, sentadoi numa cadeira a fumar tranquilamente

Como é lógico, fiquei espantadíssimo, pois não fumo…

Um pouco a medo dirigi-me ao outro e perguntei:

- Que faz você aqui?...

O outro não respondeu. Insisti. Insistiu no silêncio. E então compreendi: o outro não respondia porque não estava lá nenhum outro. Se lá estava alguém, esse alguém não era outro – era eu!

Perguntei então:

- Estou a fumar?

Respondi imediatamente:

-Estou…

- Mas eu não fumo! – adverti

- Ah não? – retorqui por minha vez. – Pois então se eu não fumo… vou deixar de fumar!

E nesse mesmo instante deitei o cigarro fora e voltei a entrar em mim.

Sem comentários: