sexta-feira, 15 de março de 2024

VIAGENS POR ABRIL


  Este não é o dia seguinte do dia que foi ontem.

                                                       João Bénard da Costa

Será um desfilar de histórias, de opiniões, de livros, de discos, poemas, canções, fotografias, figuras e figurões, que irão aparecendo sem obedecer a qualquer especificação do dia, mês, ano em que aconteceram.


Somos, ou fomos, o país dos três efes?

Futebol, fado e fé.

Os três pilares com que Salazar construiu o Estado Novo.

Ainda hoje, quando se pretende referir que os portugueses pouco ou nada se interessam por assuntos da sociedade em que vivem, assuntos do mundo, os três efes vêm à baila.

A viagem de hoje passa pelo fado e quando de fado se  fala,  sobe à mesa do nome de Amália Rodrigues.

Para mim, o nome de Amália torna-se referência pela descoberta que dela fez o músico Alain Oulman.

O álbum Com que Voz marca essa diferença, quase genial.

Essa mesma voz, os poetas que canta, a música de Oulman.

O álbum «Busto» marca o início da colaboração com Alain Oulman. Chama-se assim pela estatueta de Amália na capa, da autoria de Joaquim Valente, fotografia de Nuno Calvet.

No disco há um poema de David Mourão-Ferreira Abandono, também conhecido como Fado de Peniche,  inspirado na fuga de Álvaro, juntamente com outros camaradas , do Forte de Peniche:

Por teu livre pensamento
Foram-te longe encerrar
Por teu livre pensamento
Foram-te longe encerrar

Tão longe que o meu lamento
Não te consegue alcançar
E apenas ouves o vento
E apenas ouves o mar

Levaram-te a meio da noite
A treva tudo cobria
Levaram-te a meio da noite
A treva tudo cobria

Foi de noite numa noite
De todas a mais sombria
Foi de noite, foi de noite
E nunca mais se fez dia

Ai! Dessa noite o veneno
Persiste em me envenenar
Ai! Dessa noite o veneno
Persiste em me envenenar

Oiço apenas o silêncio
Que ficou em teu lugar
Ao menos ouves o vento
Ao menos ouves o mar

Ao menos ouves o vento
Ao menos ouves o mar

Amália Rodrigues é uma voz única, uma personagem deveras interessante.

Numa longa entrevista com o escritor Manuel da Fonseca, este diz-lhe:

«Li sobre o Fado, as origens, as consequências, a aceitação de um povo de índole vencida. Li uma data de coisas: já há muitos anos e, agora, uns bocados. As classes sociais intelectuais do nosso país atiraram sempre com o Fado para trás, nunca o quiseram. Era um estigma de um povo, era uma forma de recuo, uma forma negativa de cultura de um povo. A partir de certa altura, esses mesmos, pertencentes a essa classe, foram ter consigo e acharam que você representava essa tal forma negativa. Em resumo, vou-lhe dizer as coisas de um modo surreal: nem mil Secretariados de Propaganda, a trabalharem durante mil anos, arranjavam um produto que lhes foi parar às mãos, que é você».

Durante a sua vida deram-na como salazarista, mas poucos sabiam que ajudava, não só monetariamente, os perseguidos e presos políticos.

Quando Salazar, em coma, no Hospital da Cruz Vermelha, aguardava o tempo de morrer, Amália Rodrigues enviou-lhe um cesto de rosas e umas quadras:

Ponha-se bem depressa

Meu querido presidente

Depressa, que essa cabeça

Não merece estar doente.

 

Não sei de regulamentos

E se isto é má criação

Perdoe o procedimento

E aceite a intenção.

A censura proibiu, fosse onde fosse, a publicação destas quadras,

Em Junho de 1972, numa entrevista a Guilherme de Melo, publicada no «Notícias de Lourenço Marques», Amália disse:

«Já tenho uma idade e já cheguei a uma altura da minha vida como mulher e da minha carreira como artista em que não precisos de me agarrar às «direitas» para subir ou às «esquerdas» para me evidenciar.»

Mário Sacramento no seu Diário, entrada datad de 6 de Junho de 1968 que surge a propósito de um Congresso de Radiologia, realizado na Aula Magna da Reitoria de Lisboa:

«Às tantas, mas no salão, cantou a Amália. Se bem que deteste o fado, emocionou-me. Tem nervo, tem arte – é da raça dos eleitos. Transforma em oiro o metal mais vil. Toda de negro, como manda a praxe, mas com um cinturão de oiro, a maior beleza do seu rosto está na tensão que imprime à jugular, quando canta. Nenhum outro excesso. A boca é duma sensualidade incrível – toda a boca e não o lábio inferior apenas. Alguns dentes mais escuros ou deteriorados sublinham a sua verdade. Gaforina de leoa. Simplicidade sem embustes. E muito, muito carvão nos olhos, ora extinto, ora em labaredas.».

Jorge Calado:

«Se é verdade que comecei por achar o fado harmoniosamente pobre, a minha admiração por Amália nunca deixou de crescer. Aliás, dizia-se que o que ela cantava não era fado… Com coração independente, violava as regras todas e seguia em frente.»

Sem comentários: