terça-feira, 5 de março de 2024

VIAGENS POR ABRIL


           Este não é o dia seguinte do dia que foi ontem.

                                                    João Bénard da Costa

 

Será um desfilar de histórias, de opiniões, de livros, de discos, poemas, canções, fotografias, figuras e figurões, que irão aparecendo sem obedecer a qualquer especificação do dia, mês, ano em que aconteceram.

 

O que acima se vê é o relatório do dia 3 de Março de 1974, um domingo, publicado por Diniz de Almeida, no seu livro Origens e Evolução do Movimento dos Capitães, dando conta que nesse dia teve lugar em Algés, na casa do capitão Seabra, uma reunião que resultou na elaboração  do documento O Movimento, as Forças Armadas que veio a ser presente dois antes da reunião de Cascais.

Diniz de Almeida que para sua elaboração do documento concorreram elementos de uma Comissão dos 3 ramos das Forças Armadas e cujos nomes se podem ler.

O Dia das Surpresas caminhava a todo o vapor.

Amanhã, Marcelo Caetano, com uma vaga (?) sensação do que os militares empreendiam,  discursará na Assembleia Nacional e. socorrendo-nos do Notícias de Portugal, veremos o que o ditador disse e o que então disse estava muito longe dos que os militares tinham quase concluído: «Sem democratização do País não é possível pensar em qualquer outra solução válida para os gravíssimos problemas que se abatem sobre nós.»

Entretanto, 16 de Março há-de acontecer a saída das tropas do RI5 sito nas Caldas da Raínha, mas isso foi apenas um episódio fora da caixa de que a seu tempo, nestas Viagens Por Abril, será abordado.

Sem comentários: