segunda-feira, 4 de março de 2024

O OUTRO LADO DAS CAPAS

A Seara Nova, entre Maio e Agosto de 1974, publicou, em 7 volumes, as teses apresentadas e discutidas no 3º Congresso da Oposição Democrática que se realizou em Aveiro de 4 a 8 de Abril de 1973.

O recorte do Diário de Lisboa de 8 de Dezembro de 1972 mostra a notícia da primeira reunião para a realização do 3º Congresso da Oposição Democrática.

Em 6 de Outubro de 1957 realizara-se, também em Aveiro, o 1º Congresso Republicano de Aveiro. O II Congresso Republicano de Aveiro realizou-se em 1969. A Seara Nova deste II Congresso também publicou, em 2 volumes, as teses do Congresso.

O Congresso, por imposição do governador civil de Aveiro, a mando censório emanado de Lisboa, mudará de nome: de Congresso Republicano para Congresso da Oposição Democrática. As autoridades censórias entendiam que o termo «republicano» não se justificava por a questão do regime já não estar em causa.

O volume que se apresenta em Olhar as Capas contém as teses da 8ª Secção «Situação e Perspectiva Política no Plano Nacional e Internacional» em que José Medeiros Ferreira apresenta a tese «Da Necessidade de Um Plano Para a Nação» que previa a queda do regime às mãos dos militares,

Esta previsão, do que viria a acontecer em 25 de Abril de 1974, é tratada nas Viagens Por Abril de hoje.

Neste Blogue, na etiqueta Congressos da Oposição pode encontrar mais informação.

Sem comentários: