sábado, 16 de novembro de 2013

BLUES DA REGIÃO NORTE


Venham e juntem-se à minha volta, amigos
E contar-vos-ei uma história
De quando as minas de ferro vermelho funcionavam em pleno
Mas o cartão preenchia a s janelas
E os homens velhos sentados nos bancos
Dizem-te agora que toda a cidade está vazia

No extremo norte da cidade
Cresceram os meus próprios filhos
Mas eu nasci no outro
Na aurora da juventude
a minha mãe caiu doente
E fui criada pelo meu irmão

O minério de ferro jorrava
Enquanto os anos passavam pela porta
Os carris e as pás zumbiam
Até que um dia o meu irmão
Não regressou a casa
Tal como o meu pai antes dele

Bem da janela assisti
A uma longa noite de inverno
Os meus amigos não podiam ter sido mais gentis
E os meus dias de escola foram cerceados
Quando desisti na Primavera
Para casar com John Thomas, um mineiro

Oh, os anos passaram de novo
E as dádivas eram boas
Com a lancheira cheia todas as estações
Até que com três filhos nascidos
O trabalho foi reduzido
A meia jornada sem razão alguma

Então logo depois o poço da mina foi encerrado
E mais trabalho foi cortado
O fogo noa r, parecia gelado
Até que um homem veio falar
E disse que numa semana
O poço número onze ia fechar

Queixaram-se no Leste
Que estão a apagar demasiado
Dizem que o vosso minério não vale o trabalho de ser escavado
Que é muito mais barato lá em baixo
Nas cidades sul-americanas
Onde os mineiros trabalham por quase nada

Então os portões das minas foram fechados
E o ferro vermelho estragava-se
E o quarto tresandava a álcool
Onde a triste, silenciosa canção
Tornava o tempo duas vez4es mais longo
Enquanto eu esperava que o sol se afundasse no horizonte

Vivia colada à janela
Enquanto ele falava para ele mesmo
Este silêncio de línguas estava a crescer
Então ao despertar uma manhã
A cama estava vazia
E fiquei sozinha com três crianças

O verão passou
O chão arrefece
As lojas fecham uma a seguir à outra
Os meus filhos irão embora
Assim que cresçam
Bem, já nada há aqui que os prenda

Bob Dylan

Canção do álbum The Times They Are A-Changin (1964)

Bob Dylan em Canções Volume I (1962-1973) Relógio D’Água, Lisboa Setembro de 2006


Legenda: não foi possível identificar o autor/origem da fotografia.


Sem comentários: