domingo, 17 de novembro de 2013

O QU'É QUE VAI NO PIOLHO?


Serguei, um trabalhador imigrante russo que tinha sido engenheiro no Instituto Espacial de Moscovo, conta uma história aos colegas espanhóis, como ele desempregados de um estaleiro naval em Vigo.

Dois camaradas velhos do Partido Comunista encontram-se. Um diz ao outro:

- Já viste? Tudo o que nos contaram sobre o comunismo é mentira.

O outro responde:

Isso não é o pior. O pior é que o que nos contaram sobre o capitalismo é verdade!

Numa entrevista o escritor Jorge Semprun contou:

Uma vez num filme, num guião, nos diálogos, fazendo falar dois antigos comunistas, pus um deles a dizer: eu estou convencido de que dizia verdade. Esse personagem dizia o que eu pensava, claro, porque fui eu que escrevi o texto dele. Mas o que eu quero reproduzir é isto que eles diziam: perdemos as nossas certezas mas não as nossas ilusões. Ou seja, já não temos certezas, já sabemos que não é verdade, mas temos que manter a ilusão de que é preciso fazer algo para mudar esta sociedade. Não temos já certezas mas mantenhamos as nossas ilusões.

Legenda: Segundas ao Sol filme de Fernando Léon de Aranoa

Sem comentários: