quarta-feira, 13 de novembro de 2013

OLHAR AS CAPAS


Hollywwod, Estórias de Glamour e Miséria no Império do Cinema

Edgar Pêra
Prefácio:: Manuel S. Fonseca
Capa: Jorge Carvalho
A Esfera dos Livros, Lisboa Outubro de 2013

Humphrey Bogart era conhecido por não ter papas na língua, e não acreditava que Hawks encontrasse uma mulher tão insolente quanto ele. Mas quando conheceu Lauren Bacall (talvez durante os testes de Ter e Não Ter), com menos de metade da sua idade, Bogart percebeu que a Dama estava à sua altura e, apesar de casado, apaixonou-se por ela durante as rodagens.
O famoso «look» de Bacall – o olhar sensual com o queixo encostado ao peito e os olhos voltados para cima, nasceu não tanto do génio de Hawks, mas sim da necessidade da actriz disfarçar o nervosismo que sentia ao contracenar com os grandes actores do cinema. Para conseguir não tremer de medo, Bacall punha o queixo fortemente encostado ao peito, e os tremores desapareciam. Lauren Bcall sentia-se bastante intimidada pelas vedetas de Hollywood, especialmente os galãs da época e Howard Hawks (Gentlemen Prefer Blondes), ensinou-lhe como lidar com as estrelas; «Então ela um dia entrou e disse emocionada “Olá”. Tínhamos uma festa em nossa casa no sábado à noite, por isso disse-lhe que entrasse. “Não tenho muito jeito para lidar com os homens.”E como é que os tratas?” perguntei. “O melhor que posso”, disse ela. Eu disse “bem, experimenta insultá-los para ver o que acontece”. Ela apareceu no sábado seguinte e disse-me “Deram-me boleia”, e eu disse “ O que fizeste?”, Bem insultei um homem e ele gostou.” “E o que é que fizeste?”, disse eu. “Perguntei-lhe onde é que tinha comprado a gravata, ele perguntou, para que é que queres saber isso, e eu respondi, para dizer às pessoas para não irem lá.” Eu perguntei “Quem era o homem? E ela respondeu “Clark Gable”.» Consta que Bacall nunca mais teve preocupações com os homens que se precipitavam para a convidar a sair. Loiuse Brooks (A Boneca de Pandora), estrela da sensualidade do cinema mudo, escreveu que «com a estreia de Casablanca, Humphrey Bogart tornara-se negócio em grande. Era a altura de Lauren Bacall fazer a sua entrada – ela, que igualmente se tornaria o par ideal do ecrã, sedutora como Eva, fria como a serpente». Fala talvez a inveja, mas não haja dúvida que não eram apenas os passarinhos que Lady Bacall conseguia hipnotizar. Revê-la em casa mas sobretudo numa sala de cinema ainda é um espectáculo que faz muitos cinéfilos perderem o fôlego.

Sem comentários: