sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O QU'É QUE VAI NO PIOLHO?


Hoje, é a Junta de Freguesia de Benfica.

Foi sede do Sport Lisboa e Benfica, chegou a ser cinema mas nunca o frequentei como tal.

Tinham outros motivos a minha ida até à Avenida Gomes Pereira.

Num lento amarelo da CARRIS, do Chile para Benfica, eu e o meu avô íamos assistir aos jogos de hóquei Patins, quando o Benfica tinha uma equipa de primeira água, base da selecção, no tempo em que a nível internacional o hóquei em Patins era a única modalidade em que Portugal conseguia ganhar alguma coisa.

Dessa equipa lembrava o Lisboa, o Cruzeiro, o Perdigão.

Faltavam-me os outros dois nomes.

Ao ler uma crónica do António Lobo Antunes, apanhei quem faltava: Barata o guarda-redes e Luís Lopes.

António Lobo Antunes, que chegou a ser hoquista do Benfica adianta um pormenor em que nunca reparei.

Perdigão fascinava-me porque coçava as partes antes de marcar um livre. Tanta liberdade manual atingia a fronteira do sublime.


Legenda: não foi possível identificar o autor/origem da fotografia.

Sem comentários: