domingo, 2 de fevereiro de 2014

NEVE EM LISBOA


Entrada do dia 2 de Fevereiro de 1954 nos Diários de Jorge de Sena:

Hoje nevou esplendorosamente em Lisboa, como creio nunca chegara a acontecer. Efeitos de terem levantado um pouco a “Cortina de Ferro” em Berlim… não há dúvida… Veio logo este ar de Sibéria, que dá a Lisboa e à Serra de Monsanto ares de grande Europa. Mas a serra, onde o Edgar Cardoso me levou e a outros para ver a neve, era realmente um magnífico espectáculo.

Em 1954, tinha nove anos.
As traseiras da casa do meu pai eram, na altura, quintas, hoje só há cimento.
Lembro-me, putos da rua que éramos, a fazer bolas de neve e a atirar uns aos outros.
Não sei se por isso, a neve é algo que me fascina.
São recorrentes os meus sonhos de um Natal Branco.


A fotografia, de que não consegui apurar autor e origem, mostra o Parque Eduardo VII coberto de neve.

 

Sem comentários: