segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

OLHAR AS CAPAS


Alta Fidelidade

Nick Hornby
Tradução: Maria Augusta Júdice
Capa: Fernando Mateus
Editorial Teorema Lisboa Maio de 1997

Ela não sorri, não me oferece uma chávena de café nem me pergunta se consegui encontrar a casa apesar da chuva gelada que apanhei pelo caminho e me impedia de ver um palmo à frente do nariz. Limita-se a conduzir-me até um gabinete que dá para o átrio, acende a luz e aponta para os singles na prateleira de cima – há centenas deles, todos em caixas de madeira feitas por medida – e deixa-me ficar a vê-los.
Não há caixas mas prateleiras ao longo das paredes, apenas álbuns, CDs, cassetes e equipamento de alta fidelidade; as cassetes têm pequenas etiquetas numeradas, o que indica sempre que se trata de uma pessoa séria. Há algumas guitarras encostadas às paredes, e uma espécie de computador com ar de conseguir produzir alguma música se se estiver para aí virado.
Subo para cima de uma cadeira e começo a tirar cá para baixo as caixas dos singles. São sete ou oito ao todo, e, embora eu tente não ver o que têm dentro quando as ponho no chão, dou uma olhadela ao primeiro da última caixa: é um single do James Brown na King, com trinta anos, e começo a ficar em pulgas.
Quando começo a vê-los decentemente, percebo logo que é tudo o que sempre sonhei adquirir desde que comecei a coleccionar discos. Há singles do clube de fãs dos Beatles, e a primeira meia dúzia de singles dos Who, e originais do Elvis do início dos anos 60, e montes de singles raros de blues e de soul, e… há um exemplar de “Go Save The Queen” pelos Sex Pistols na A&M! Nunca tinha visto isto! Nunca vi ninguém que tenha visto isto! E oh não, oh, não, céus – “You Left The Water Runnibg” do Otis Redding, editado sete anos depois da sua morte, mandado retirar imediatamente pela viúva por não…
- Que tal? – ela está encostada à aduela da porta, de braços cruzados, a olhar meio meio a sorrir para a cara que eu devo estar a fazer.

Sem comentários: