quinta-feira, 2 de abril de 2015

MANOEL DE OLIVEIRA (1908-2015)


Morreu o cineasta português Manoel de Oliveira.

Tinha 106 anos e era o realizador mais velho do mundo.

Nos anos da ditadura, Manoel de Oliveira chegou a ser preso pela PIDE, durante dez dias, devido a alguns diálogos inconvenientes no seu filme A Caça.

É a partir de O Passado e o Presente, em 1971, que relança uma carreira que acaba em dimensão internacional, a partir sobretudo dos anos 90.
Fazia filmes.

Eram as suas verdadeiras férias.

A única coisa que me consola e onde eu posso descansar, verdadeiramente descansar, é quando estou a realizar um filme. Nem quando estou a escrever fico animado, se vem a ideia, tudo bem, mas se não vem, fico muito inquieto. Depois, quando vem a ideia, é-se feliz e escreve-se, mas é enquanto realizo que sinto a paz e o sossego. Esqueço que tenho de me levantar cedo, esqueço-me de comer, esquece-me tudo, e estou ali.

Legenda: imagem do Público.

Sem comentários: