terça-feira, 16 de julho de 2019

OLHAR AS CAPAS


As Viúvas das Quintas-Feiras

Claudia Piñero
Tradução: Artur Lopes Cardoso
QuidNovi Editora, Matosinhos, Fevereiro de 2008

Fora para a varanda e instalara-se lá, numa espreguiçadeira, disposto a beber. Agarrei numa cadeira, sentei-me a seu lado e esperei, olhando ma mesma direcção, calada. Queria que me contasse qualquer coisa. Nada de importante, nem divertido, nem sequer precisava de que me dissesse alguma coisa com sentido, apenas que falasse comigo, que fizesse a parte que lhe competia nessa troca de palavras mínimas em que, com o passar do tempo, se haviam transformado as nossas conversas. Um acordo tácito de frases feitas encadeadas, palavras que iam enchendo o silêncio, com o propósito de nem sequer ter de se falar do silêncio. Palavras ocas, carapaças de palavras. Quando me queixava, Ronie argumentava que falávamos pouco porque passávamos demasiado tempo juntos, que não podia haver muito que contar se não nos separávamos durante grande parte do dia. E era assim desde que Ronie ficara sem trabalho, seis anos antes, e não voltara a ter outro emprego, exceptuando alguns projectos que acabavam por nunca se concretizar. A mim não me interessava descobrir porque é que a relação se fora descascando de palavras, mas sim porque é que só recentemente me dera conta de que o silêncio se instalara na casa, como um familiar afastado que não temos outro remédio senão hospedar e cuidar. E porque é que não me doía. Talvez porque a dor foi conquistando o seu lugar pouco a pouco, em silêncio. «Vou buscar um copo», disse. «Traz gelo, Virginia», gritou Ronie, depois de eu ter saído.

Sem comentários: