sábado, 6 de julho de 2019

OLHAR AS CAPAS



Uma Carta Para Garcia

Elbert Hubbard
Tradução: Dr. Faria de Vasconcelos
Seara Nova, Lisboa, Março de 1963

Em toda a guerra de Cuba há um homem que aparece no horizonte da minha memória como Marte no periélio.
Quando rebentou a guerra entre a Espanha e os Estados Unidos, era necessário entrar ràpidamente em comunicação com o chefe dos insurrectos. O general Garcia encontrava-se nas montanhas agrestes de Cuba, mas ninguém sabia onde. Não havia meio de comunicar com ele, nem pelo correio nem pelo telégrafo. O presidente dos Estados Unidos tinha de assegurara, com a maior urgência, a sua cooperação. Como proceder?
Alguém disse ao Presidente: «Há um homem que se chama Rowan, que talvez possa encontrar Garcia, se porventura há alguém que o possa fazer».
Mandou-se chamar Rowan e deu-se-lhe uma carta para entregar a Garcia. Rowan pegou na carta, guardou-a numa bolsa impermeável, colocou-a sobre o coração. Quatro dias depois desembarcou, de noite, dum pequeno barco na costa de Cuba e internou-se no mato. Ao cabo de três semanas saiu pelo outro lado da ilha, depois de ter atravessado a pé um país hostil de ter entregado a carta a Garcia.
Não é contar como ele fez tudo isso que eu pretendo.
O ponto que eu desejo contar é este: o presidente Mac Kinley deu uma carta a Rowan para a entregar a Garcia. Rowan pegou na carta e não perguntou: «Onde é que ele se encontra?»

Sem comentários: