domingo, 3 de outubro de 2021

VELHAS CANÇÕES


Há empresas que só fazem marcações através da aplicação da empresa.

E se eu não tiver telemóvel?

Se eu não souber o que é uma aplicação?

Se eu não quiser que as empresas tenham o meu número de telefone, ou telemóvel ou os meus dados pessoais?

A automação de serviços elementares, a robotização de atendimento tomou conta do nosso quotidiano.

Por outro lado qualquer mensagem, seja do que for, avia-se rapidamente através de um e-mail de  um SNS, ou uma qualquer laracha deixada no facebook, no raio que os parta a todos, porque tudo agora se despacha com um toma lá e não chateeis mais, coisas que deixam um sabor frio e triste.

Já ninguém escreve a ninguém.

O Coronel de um romance do Gabriel Garcia Marquez esperava ansiosamente o dia em que a data da reforma chegasse por carta, enquanto a mulher, aparvalhadamente, o enchia de minudências:

- Gostaria de plantar rosas, disse.

- Se quer plantar rosas, porque não planta?, perguntou o Coronel.

- Os porcos comem-nas todos, disse a mulher.

- Óptimo, porco engordado com rosas deve ser muito bom, disse o Coronel.

As mulheres são mesmo o diabo.

O António Alçada Baptista contava que, sempre que a mulher se punha com arrumações, lhe aparecia com listas telefónicas na mão que faço a isto, Alçada  interrompia a leitura e murmurava: Olhe: dê aos pobres!

Já ninguém escreve a ninguém.

Há uma velha canção dos Box Tops: The Letter.

Cansado dos dias solitários tenho que regressar depressa a casa e nem posso ir de comboio rápido, terei que apanhar um avião, não sei o que isso me vai custar, mas tenho de regressar a casa porque a minha miúda, numa carta, diz que não pode viver sem mim.

Já agora, a propósito, ou a despropósito, fiquem-se com uma história, lida já não sabe onde, ou contada já não sabe por quem:

Durante as actividades num campo de férias, o monitor perguntou à rapaziada, como preferiam receber, de um amigo distante, o convite para um encontro.

Dividiram-se as opiniões, uns disseram logo que seria por e-mail, outros por SMS, mas uma moça disse:

- Preferia receber por carta.

Sentiu os olhares de espanto – por carta? - e em voz lenta, mas clara, explicou:

Porque uma carta dá mais trabalho a escrever e ainda é preciso comprar um selo, metê-la no correio. E depois, se for verdadeiramente meu amigo, ainda me vai mandar qualquer coisa a acompanhar: uma pétala de flor, uma qualquer ilustração...


1 comentário:

Seve disse...

Que lhes interessa que não tenhas telemóvel, que lhes interessa que não saibas o que é uma aplicação, que lhes interessa que não saibas ir ao site, eles querem é engordar mesmo que isso equivala a que tu vás definhando até ao esqueleto, são os (eternos) vampiros agora vestidos de democratas...