quinta-feira, 13 de junho de 2024

COMEÇOS DE LIVROS


Começo de Os Cus De Judas de António Lobo Antunes:

«Do que eu gostava mais no Jardim Zoológico era do ringue de patinagem sob as árvores e do professor preto muito direito a deslizar para trás no cimento em elipses vagarosas sem mover um músculo sequer, rodeado de meninas de saias curtas e botas brancas, que, se falassem, possuíam seguramente vozes tão de gaze como as que nos aeroportos anunciam a partida dos aviões, sílabas de algodão que se dissolvem nos ouvidos à maneira de fins de rebuçado na concha da língua.»

Um começo de livro que coloco no número dos meus preferidos.

É uma imagem que transporto dos meus distantes tempos de menino e quando a li expressa pela prosa de António Lobo Antunes, comovi-me.

Já por diversas vezes aqui expressei a ideia de que os recentes romances de António Lobo Antunes tornaram-se-me de difícil leitura, por vezes, mesmo incompreensível.

De um só fôlego li Memória de Elefante, Os Cus de Judas, Explicação dos Pássaros e disse para comigo que tinha ali um autor para a vida.

Acontece até que os títulos que Lobo Antunes arranja para os seus romances, são uns excelentes achados. Mas já são livros que não li, ou deixei-os nas primeiras 50 páginas, que é a medida que coloquei a mim mesmo para que um livro me leve até ao fim.

Exemplos:

Não Entres Tão Depressa Nessa Noite Escura,

Que farei quando tudo arde?,

Boa Tarde às Coisas Aqui em Baixo,

Que Cavalos São Aqueles Que Fazem Sombra no Mar?,

Não É Meia Noite Quem Quer,

Caminho Como Uma Casa Em Chamas,

Para Aquela que Está Sentada no Escuro à Minha Espera 

Até Que as Pedras Se Tornem Mais Leves Que a Água

A Última Porta antes da Noite.

Sou, pois, um desistente leitor de António Lobo Antunes.

Hélas!

Já nem as crónicas, que sempre gostei de ler, o autor deixou de as escrever para os jornais e revistas que antes as publicavam. A editora que o suporta consentiu na patetice do autor, ou teve receios, dado o seu conhecido mau feitio, que saísse porta fora a caminho sabe-se lá de quê.

Legenda: contra capa da 1ª edição de Os Cus deJudas.

Sem comentários: