sábado, 22 de junho de 2024

ESCREVER É ISSO


- Tenho cegueiras, Ntunzi. Sofro da doença de Silvestre.

Fui à gaveta da cozinha e retirei a pasta da escola que escancarei ante o olhar atónito de meu irmão.

- Veja estes papéis – disse, estendendo um maço de páginas caligrafadas.

Tudo aquilo eu redigira nos momentos de escurecimento. Atacado por cegueiras deixava de ver o mundo. Só via letras, tudo o resto eram sombras.

- Você, agora, é uma sombra.

- Já tenho nome de sombra.

- Entende a caligrafia?

-Claro, esta é a sua caligrafia. Bem desenhada, como sempre foi… Espere

Um pouco, está a dizer que escreveu tudo isto sem ver?

- Deixo de ser cego apenas quando escrevo.

 

Mia Couto em Jesusalém

 

Legenda: pormenor da capa da autoria de Rui Garrido para o livro Jesusalém

Sem comentários: