terça-feira, 21 de junho de 2011

POSTAIS SEM SELO


“O homem foi dotado de razão e força criadora para multiplicar o que lhe foi legaram, mas até hoje não criou, destruiu. Há cada vez menos florestas, os rios secam, a caça desaparece, o clima torna-se mais rude dia adia, a terra mais pobre e mais feia. Vejo que me olhas ironicamente,  tudo o que eu digo te parece que não é a sério e… e, talvez seja apenas mania minha,  mas quando passo por uma floresta que salvei  ou ouço o rumor da floresta ainda jovem que  plantei com as próprias mãos,  torno-me consciente de que o clima depende um pouco de mim e que se o homem dentro de mil anos tiver de ser feliz mo fica também a dever um pouco. Quando planto uma bétula nova e a vejo em seguida cobrir-se de folhas verdes, balançar ao vento, o meu coração enche-se de orgulho…”

Anton Tchekhov em “Tio Vania”

Sem comentários: