quarta-feira, 29 de junho de 2011

GRANDE PRÉMIO DE ROMANCE DA ASSOCIAÇAO PORTUGUESA DE ESCRITORES


O escritor Gonçalo M. Tavares venceu o Grande Prémio de Romance e Novela atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores, em conjunto com o Ministério da Cultura, pela obra "Uma Viagem à Índia",
Gonçalo M. Tavares, com 41, é autor de uma vasta obra, largamente premiada, não só em Portugal, como no estrangeiro.
O Manuel António Pina citava recentemenete uma “boutade” do Jorge Luís Borges que só lia livros com mais de 50 anos, porque o tempo já tinha feito metade do trabalho.
Hoje em dia só mais de reler autores antigos do que ler obras de gente nova. Por nenhum preconceito especial, uma mania, parva mania, como outra qualquer.
A cereteza que eu tenho com os livros que li e passei a Mara é que nunca me desiludem
Entendendo que era um disparate, em tempos, o Mário ofereceu-me  primeiro“A Máquina de Joseph Walser” e depois “Jerusalém”.
ficando com a sensação de que não os soube ler.
Quando há dias, em França,  lhe  atribuíramo o Prix du Meilleur Livre Étranger 2010 (França), para o livro "Aprender a rezar na era da técnica", disse para comigo que este não entender/gostar de Gonçalo M. Tavares era um assunto a rever. Com carácter de urgência.
Está decidido: amanhã desço à “Pó dos Livros” e trego “Viagem à India” debaixo do braço.
Gosto de merecer o ar que respiro.

Sem comentários: