sexta-feira, 17 de junho de 2011

SARAMAGUEANDO


Mais pensamentos e citações dos livros de José Saramago, também de artigos de opinião e entrevistas:

“Nunca me preocupou muito ser outra coisa do que aquilo que sou.”

“Nunca esperei nada da vida. Por isso tenho tudo.”

“Como nunca fiz projectos de carreira de carreira literária, nunca tive ilusões, e, como não tinha ilusões, também não tive desilusões.”

“Podes olhar para ti quando te barbeias de manhã e dizer: gosto deste senhor”

“A história das pessoas é feita de lágrimas, alguns risos, umas tantas pequenas alegrias e uma grande dor final.”

“A felicidade é só estar em paz consigo mesmo, olharmos para nós e recordar que não fizemos muito mal aos outros.”

“Quando me perguntam porque é que passei tantos anos sem escrever, respondo sinceramente que não tinha nada para dizer.”

“Não sei o que cá faço, e é importante que o saiba. Mas mais importante é saber.”


“Em Portugal nunca nada é demasiado grande. Tudo se fica sempre na mediania, na pequenez. Nunca há grandes sentimentos nem grandes paixões.”

“Quando nós olhamos para o estado em que o mundo se encontra, damo-nos conta de que há milhares e milhares de seres humanos que fizeram da sua vida uma sistemática acção perniciosa contra o resto da humanidade. Nem é preciso dar-lhes nomes.”

“Seria mais cómodo acreditar em Deus, mas escolhi o lugar da incomodidade.”

“E digo a mim mesmo: nasceste, estás a viver, morrerás e acabou-se.”

“Ao lado das minhas personagens femininas, as masculinas são insignificantes.”

“Nesta apreensão súbita de um destino ainda por cumprir”

“Eu não precisei de deixar de ser comunista para ganhar o Prémio Nobel. Se tivesse que renunciar às minhas convicções para ganhar, teria aberto mão do Nobel, mas felizmente a Academia não se importou com o facto de ser eu um comunista renitente.”

Sem comentários: