quinta-feira, 16 de junho de 2011

SARAMAGUEANDO


Apresentadas as epígrafes dos livros de José Saramago, aqui, aqui e aqui, segue-se uma série de pensamentos e citações retiradas dos livros de Saramago, também de artigos de opinião e entrevistas:

“Quando morrer quero que ponham sobre a minha lápide: 'Aqui jaz, indignado, José Saramago'".

“Quando a minha avó acabava de amassar o pão, dizia sempre, depois de traçar uma cruz na massa: “Deus te ponha a virtude, que eu fiz o que pude.”


“Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos. Sem memória não existimos, sem responsabilidade talvez não mereçamos existir".


“Marx nunca teve tanta razão como hoje.”


“O ambiente de mediocridade em que vivemos é assustador.”


“A democracia não é um ponto de chegada mas de partida.”


“A ignorância tem alguma inconveniência. Quando se junta à estupidez, não há remédio."


“Todos guardamos segredos”.


“O poder dos cidadãos limita-se a tirar um governo e pôr outro, não pode influir nas decisões estratégicas.”


“A minha especialidade é levantar uma pedra e ver o que está por baixo.”


“Vivemos num sistema de mentiras, entrelaçadas umas nas outras.”


“Aqueles que amamos, amamos tal como são”.


“Estamos muito aborregados. Já nem somos capazes de balir.”


“Não vos vim trazer a paz, mas a espada.”


“Só aquilo que morre é que não muda. A mudança é um sinal de vida”.


“Costuma-se dizer que a solidão é enriquecedora, mas isso depende directamente da possibilidade de se deixar de estar sozinho.”


“Parece mal que o escritor viva do que escreve. O meu ofício é este: escrever.”


“Ser escritor não é apenas escrever livros, é muito mais uma atitude perante a vida, uma exigência e uma intervenção.”


“Necessitamos de tudo, excepto de silêncio.”


“É a ler que se aprende a escrever. É a ler!”


“No que me toca, eu penso que tenho dado muita satisfação aos meus leitores e isso é o melhor que eu posso pensar de mim mesmo.”

Sem comentários: