segunda-feira, 13 de junho de 2011

SARAMAGUEANDO


As epígrafes que encontramos nas obras de Saramago são tiradas de livros que não existem: “Livro dos Conselhos”, “Livro dos Provérbios”, ”Livro das Epígrafes”, “Livro das Evidências”, “Livro dos Contrários”, “Livro das Previsões”, Livro dos Itinerários”, Livro das Vozes".

Outras epígrafes são frases que viajavam com Saramago, à procura de uma qualquer saída, um qualquer destino, ou algo que ouviu, como este “Adeus mundo, cada vez a pior” dito pela sua avó Josefa.

Para Carlos Reis as epígrafes de Saramago são um jogo muito curioso.

Sobre as epígrafes, disse Saramago:

“Digo às vezes que o mais importante nas minhas obras são as epígrafes. Peço ao leitor que não se limite a ficar por aí; que leia e pense! Mas, na verdade, se pudesse referir uma frase que definisse o meu trabalho seria: “Escrevo para compreender. Continuarei a esforçar-me para compreender.”

As epígrafes, conselhos, provérbios, salmos, pedaços de poemas, não são postos por ocaso nos livros por acaso, tudo tem um sentido e um fim, pormenores que se transformam em pormaiores.

Para mim as epígrafes, propriamente ditas, fazem a sua aparição na “História do Cerco de Lisboa. Mas também pode ser em “A Jangada de Pedra”

Ao longo desta semana vão ficar por aqui as epigrafes dos livros de Saramago  e umas outras mais, dadas não como epigrafes, são frases soltas, daqui e dali, mas que poderiam muito bem ser epígrafes, digo eu.

 “Têm os povos os fados que merecem.”

“Os Poemas Possíveis”

“Cada um de nós é por enquanto a vida. Isso nos baste.”.

“Provavelmente Alegria”

“Não conhecemos a força do mar enquanto ele não se move. Não conhecemos o amor antes do amor.”

“Deste Mundo e do Outro”

 “Sempre foram caladas as minhas alegrias”
“A Bagagem do Viajante”

“Quero acreditar que o trabalho que realizei teve alguma utilidade. Doutra maneira não me seria possível continuar. E eu vou continuar.”

“As Opiniões que o DL Teve”

“Nenhum lugar é suficientemente belo na terra para que doutro lugar nos desloquemos a ele.”

“O Ano de 1993”

“Desviar os olhos, afastar preocupações, cansar-se uma pessoa de dores de cabeça, são tudo atitudes que os catões facilmente censuram, e tanto mais quanto mais longe estiverem das coisas que àqueles incómodos levam.”

“Os Apontamentos”

“Tudo é biografia, digo eu. Tudo é autobiografia, digo com mais razão ainda.”
“Manual de Pintura e Caligrafia”

“Se o homem é formado pelas circunstâncias, é necessário formar as circunstâncias humanamente” – Marx e Engels em “A Sagrada Família”

“Objecto Quase”

“Todos faremos jornais um dia”

“ A Noite”


Legenda: Diploma do Prémio Nobel da Literatura.
Faz parte de um conjunto de postais comprado, em Julho de 2008, aquando da Exposição "José Saramago: A Consistência dos Sonhos", que esteve patente no Palácio da Ajuda.

Sem comentários: