quinta-feira, 16 de junho de 2011

JANELA DO DIA


Há dias, aqui à janela, apanhando o fresco da noite, declarava não perceber de finanças e economia.

Ontem, João Pinto e Castro, num artigo de opinião para o “Diário Económico” colocava este título:

"Por que é que os economistas aparentam saber tão pouco sobre a economia?"

Mais ainda:

A crer na consultora High Frequency Economics, Portugal entraria ontem em falência, não tendo com que pagar 6,4 mil milhões em Obrigações do Tesouro.

Afinal, era engano.
 Ficou, demonstrado como funcionam as consultoras financeiras e agências de "rating".

Manuel António Pina chama a isto: “terrorismo financeiro”.

2.
Ao que parece, apenas Pedro Passos Coelho, e um grupo de gente chegada, quer Fernando Nobre como Presidente da Assembleia da República.

A falta de experiência de Passos Coelho, algum populismo eleitoral, deu origem a um problema, temos problemas muito mais graves, como se sabe, mas este não deixa de ser um problema, que fará perder tempo à nova Assembleia da República num momento em que todo o tempo é necessário.

Em 1917, Eça de Queiroz escrevia no “Distrito de Évora”:

“Ordinariamente, todos os ministros são inteligentes, escrevem bem, discursam com cortesia e pura dicção, vão a faustosas inaugurações, e são excelentes convivas. Porém, são nulos a resolver crises. Não têm a austeridade, nem a concepção, nem o instinto político, nem a experiência que faz o ESTADISTA. É assim que há muito tempo em Portugal  são regidos os destinos políticos. Política de acaso, política de compadrio, política de expediente. País governado ao acaso, governado por vaidades e por interesses, por especulação e corrupção, por privilégio e influência de camarilha, será possível conservar a sua independência?”

3.
Já tem algum tempo.

António Lobo Antunes numa entrevista ao “Expresso” afirmou:

“Um crítico do “El País” diz que daqui a cinco mil anos vou ser lido com paixão. Acho que ele tem razão.”

Sem comentários: