terça-feira, 28 de junho de 2011

JANELA DO DIA


Ficou hoje a conhecer-se o programa do XIX Governo Constitucional PSD/CDS.

1.
O Partido Socialista que, conjuntamente com o PSD e o CDS, assinou o memorando da troika, alega que o documento é muito denso e remeteu para os próximos dias uma posição oficial.

2.
O Bloco de Esquerda, considera que as medidas que fazem parte do programa de Governo trarão muitas dificuldades às famílias.

"O PSD e o CDS conseguiram transformar um mau acordo com a troika num péssimo programa de governo. As políticas sociais levam violento arrombo. São substituídas por uma caridade à moda de antigamente. Os portugueses vão ter menos cuidados de saúde e vão pagar mais".

3.
Para o Partido Comunista Português “este programa submete-se ao acordo da troika e consegue ainda apresentar novas medidas negativas que não estavam nesse acordo como a possibilidade de o trabalho suplementar não ser remunerado e mais privatizações para além das previstas.”

4.
Sua Excelência o presidente da Republica, falando hoje aos jornalistas no final da sessão de encerramento do 8º Encontro Nacional Inovação COTEC, sem fazer qualquer referência ao programa do Governo deixou alguns lembretes:


a)      “Já tive ocasião de dizer e tem sido muito repetido que têm sido tempos muito difíceis e não tenhamos ilusões, e os portugueses sabem bem disso, e se bem se recordam há talvez mais de dois anos que disse que Portugal se aproximava de uma situação explosiva, lamentavelmente chegámos a essa situação explosiva”

b)      "Não podemos ter ilusões de que temos uma estrada fácil à nossa frente, basta olhar para outros países para termos bem a consciência de que vamos passar por sacrifícios, não serão talvez fáceis, mas o importante é que haja uma luz de esperança", insistiu.

c)       “Os portugueses fizeram uma escolha inequívoca nas últimas eleições e, agora, o executivo deve ter "a oportunidade de aplicar as ideias que apresentou".

Sem comentários: