domingo, 19 de fevereiro de 2012

IGREJAS CAEIRO (1917-2012)


Com 94 anos, morreu, hoje, Igrejas Caeiro.

O seu nome está, fortemente, ligado à História da Rádio Portuguesa.

Foi o criador de Os Companheiros da Alegria.

Em 1951 o Diário de Notícias, que chamara a si a organização da Vilta a Portugal em Bicicleta,  contactou Igrejas Caeiro para a organização de um espectáculo no final de cada etapa da prova.

A música e os versos de apresentação de Os Companheiros da Alegria entraram na vida dos portugueses: Uma nota de quinhentos não se pode deitar fora.

Em depoimento, publicado em A Telefonia, livro da autoria de Matos Maia, Igrejas Caeiro revela que os espectáculos passaram a ter tanto ou mais interesse que a Volta a Portugal.

Numa entrevista, concedida ao jornalista Pedro Rolo Duarte, para o Norte Desportivo de 11 de Fevereiro de 1954, disse que Nehru era o maior estadista da sua geração.

Salazar mandou Costa Leite “Lumbrales”, então Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, emitir um despacho em que Igrejas Caeiro ficava impedido de qualquer actividade que dependesse da Inspecção dos Espectáculos.

Por iniciativa do Major Jorge Botelho Moniz, Igrejas Caeiro é convidado para produtor independente do Rádio Clube Português e Os Companheiros da Alegria passam a ser emitidos em cabina.
Um abrangente leque de rubricas transformaram-no, rapidamente, num programa de larga audiência.

Alguns colaboradores do programa: Manuela de Azevedo, Olavo d’Eça Leal, Mário Castrim, Manuel Mendes, Francisco Mata, Ferro Rodrigues, Santos Fernando, Nelson de Barros, Aníbal Nazaré, Artur Varatojo, Mário Domingues.

São desse tempo Os Diálogos de Olavo d’Eça Leal, A Lélé e o Zequinha (Vasco Santana e Irene Velez), O Casal Caeiro conversa com o Companheiro Ouvinte acerca de Literatura, O Parque Infantil.

Em Novembro de 1969, Igrejas Caeiro inaugura o Teatro Maria Matos e a actividade de empresário não lhe permitiram a manutenção de  Os Companheiros da Alegria.

Para além de homem da rádio, foi actor de cinema de teatro e, como militante do Partido Socialista, foi deputado à Assembleia da República e vereador da Câmara Municipal de Cascais.


Legenda: imagens tiradas de A Telefonia, Matos Maia, Círculo de Leitores, Maio 1995.

Sem comentários: