quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

JANELA DO DIA


1.

A CGTP anunciou, hoje, a realização de uma greve geral contra o agravamento da legislação laboral.

A greve Geral foi marcada para o dia 22 de Março

 O secretário-geral da UGT, João Proença, já garantiu que a estrutura não irá participara nesta greve geral.

O ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, disse que o governo aceita, com naturalidade a greve geral marcada pela CGTP.

2.

Do editorial do Diário de Notícias de hoje:

A intenção de alargar a mobilidade dos funcionários públicos a todo o espaço nacional, sem necessidade de obter o consentimento do visado e sem restrição de âmbito espacial para essa deslocalização imposta (por interesse público), causa perplexidade. A concretizar-se tal medida, na sua crua inflexibilidade, ela consagra o desrespeito total pelos direitos familiares dos funcionários, transformando o meio milhão de servidores do Estado central num corpo expedicionário, sem direitos laborais relevantes, à espera de serem mobilizados para onde o Governo determinar.

3.

O número de pessoas disponíveis para trabalhar mas sem emprego já ultrapassava um milhão no final do último trimestre de 2011.

O valor oficial da taxa de desemprego do INE é 14 por cento, o equivalente a 770 mil desempregados. No entanto, este número só engloba pessoas sem emprego, disponíveis para trabalhar e que, durante o período do inquérito, procuraram trabalho ativamente.

A taxa de desemprego média anual situou-se nos 12,7 por cento.


Legenda: imagem tirada do Público.

Sem comentários: