quinta-feira, 13 de junho de 2019

RELACIONADOS


Este livro é uma história deliciosa.

No meu tempo, a História que aprendi no liceu, foi-me dada a conhecer em matéria resumida e segundo os conceitos históricos da ditadura. Se quis ter outros olhares sobre essa mesma história, tive que recorrer a outras fontes.

Em 1807, no auge das guerras napoleónicas, o príncipe-regente D. João decide o impensável: apesar de horrorizado com a ideia de cruzar o Atlântico, dá ordem para transferir a Corte inteira e o Governo para a maior colónia de Portugal, o Brasil. 

É assim que, com as tropas de Junot às portas de Lisboa, 10 000 nobres, padres, ministros e criados fogem em debandada a bordo das frágeis embarcações da armada portuguesa. Zarpam sob escolta britânica numa viagem transatlântica de dois meses que se revelaria muito atribulada. Desembarcam enlameados, piolhosos e esfarrapados, para grande surpresa dos súbditos do Novo Mundo.

Assim começa um período de 13 anos de governação imperial portuguesa sediada no Brasil. Depressa o Rio de Janeiro é beneficiado com uma nova ópera, um jardim botânico luxuriante e um Paço Real – uma Versalhes tropical.

Espantei-me com tudo o que desconhecia deste “carnaval” português.

O crítico e professor Claude Lévi-Strauss considera Império à Deriva uma obra-prima, escrita com erudição, simplesmente fascinante.

«O almoço tomado cedo (perto do meio-dia), era um acontecimento importante. Todo o pessoal em funções no palácio nessa altura – os seus validos, assistentes de guarda-roupa, funcionários do palácio e médicos – reuniam-se para estarem presentes à mesa do regente. Segundo todos os relatos, D. João era uma fabulosos comedor de frango, uma caracterização que decorre da análise dos registos que sobreviveram das despesas da corte, em que pombos e perus também figura com destaque. Comia com as mãos – três frangos a cada refeição, de acordo com alguns registos – acompanhados de pão ligeiramente torrado. No Rio de Janeiro, acrescentou mais um elemento a esta lauta refeição – quatro ou cinco mangas da Baía, tudo isto regado com água. (D. João raramente bebia vinho). Os almoços eram acontecimentos cerimoniais, decorriam numa grande mesa oval, com uma toalha branca que chegava ao chão, e terminavam sempre com o ritual da lavagem de mãos. D. Pedro pegava numa bacia de prata na qual D. Miguel despejava á gua de um jarro sobre as mãos gordurosas do pai.»

Legenda: contra capa de Portugal à Deriva

Sem comentários: