quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

OLHAR AS CAPAS

Férias Com Salazar

Christine Garnier

Sem indicação de tradutor(a)

Prefácio sem indicação de autor

Capa: Mestre António Lino

Fernando Pereira Editor, Lisboa s/d

Tenho confiança! É com estas palavras de Salazar que terminam as nossas conversas.

Maria apareceu na varanda em vestido domingueiro. Arranjou o ar um pouco solene dos que acompanham à estação um amigo que parte para longa viagaem. Fala ao Presidente em voz baixa.

- O comboio não tarda em passar em Santa Comba – traduz Salazar. – Tem de partir.

Então, Maria oferece-me a sua prenda de adeus, um «naperon» de tecido fino que ela minuciosamente bordou para mim com pequeninas rosas, e soluça quando a beijo.

- Muito obrigada – digo, comovida

É esta a única expressão portuguesa que aprendi enquanto estive no Vimieiro. Não conheço outras palavras para exprimir a Mria a minha gratidão.

- Saudades – responde ela através das lágrimas.

- Quanto lastimamos a sua partida – interpreta Salazar.

- Quantas saudades levo!

Será necessário acresentar mais alguma coisa?

Esperam-me para me levar à estação. O carro afasta-se rapidamente. Mal tive tempo de ver pela última vez a imponente figura de Salazar. Como de costume, na luz um pouco velada, fica à porta. Imóvel. Só.

Sem comentários: