terça-feira, 12 de janeiro de 2021

RECORDAR RUBEN DE CARVALHO

 

Começou ontem a ser transmitido, pela Antena 1, de segunda a sexta-feira, o programa Panfletos.

Copio do site da Antena 1:

«As palavras-chave deste projeto são estas: música-política, canções-poder, criatividade-resistência, cultura-opressão, talento-censura, poesia-liberdade, arte-causas.
Panfletos foi um programa de Ruben de Carvalho na antiga Telefonia de Lisboa. Recriado agora por Pedro Tadeu, na Antena 1, trata da relação íntima, ao longo dos tempos, da arte musical com a vida e a luta dos povos.
Diariamente: uma canção na História.»

A canção transmitida no primeiro programa foi Sixteen Tons, gravada em 1946 por Merle Travis, mais tarde, em 1955, Tennessee Ernie Ford gravou uma versão, que é a que foi utilizada no programa.

Reproduzo a versão de Ernie Ford mas também a de Frankie Laine.

O meu pai gostava muito de Frankie Laine e, particularmente desta canção, que estava incluída num Popular Favourites LPs da Philips,  discos que reuniam diversas cantores interpretando standards. Muitas vezes ouvi essa canção, mas só mais tarde o meu pai contou-me a história e o que se lá cantava.

A canção narra a vida de um mineiro nos Estados Unidos: carregas 16 toneladas e o que ganhas?, outro dia mais velho, mais endividado e não podes morrer porque deves a tua alma à companhia.

De acordo com Merle Travis o verso, devo a minha alma à loja da companhia,  refere o sistema imposto aos trabalhadores, não recebiam salário em dinheiro mas crédito na loja da companhia, assim como o custo do alojamento em barracões cedidos pelos patrões, uma prática generalizada nos Estados Unidos que, só após árduas lutas dos trabalhadores, tiveram o seu fim.

A canção, ao longo dos tempos, conheceu muitas versões e popularizou-se entre os mineiros espalhados pelo mundo, principalmente nos Estados Unidos e Inglaterra. 



Sem comentários: