segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

ESTA UCRÂNIA QUE RESPIRAMOS


Ucrânia.

Ali tão longe, ali tão perto.

Impossível não deixar falar de revolta, de raiva, de uma quase impotência.

Ficamos mais pobres em cada hora que as bombas caem na terra ucraniana.

Putin: a estranha atracção que bestas como esta têm pelo fim do mundo. Fez questão de lembrar que possui armas nucleares. Ao longo dos tempos, de todos os tempos, em qualquer lugar há sempre monstros dispostos a tudo.

Imagens de uma reportagem televisisva:

Uma velha olhando, do seu quase destruído lar, a rua, tendo ao lado um gato de cor amarela.

Uma criança desenhando – o quê? – num vidro embaciado da janela de uma casa em ruínas.

Desolação, duros olhares, angústias caladas.

1. 

Não se sabe de fonte segura o que a Europa e a América prometeram à Ucrânia.

Sabe-se apenas do olhar triste, das palavras ditas, raivas ocultas, no fim do primeiro dia de guerra, quando a Europa e a América andavam pelos gabinetes ainda a pensar no que fazer.

«Deixaram-nos sozinhos contra o exército russo.»

2.

Depois começaram a chegar à pinguinhas as sanções económicas.

Um papagaio-comentador a dizer que essas sanções não prejudicam os oligarcas russos, mas apenas o povo.

3.

Quinto dia da invasão da Rússia à Ucrânia.

Após muitas e muitas hesitações, são tantos os milhões de euros que a Gasprom disponibiliza naquelas casas, a FIFA e a UEFA anunciaram, esta segunda-feira, num comunicado conjunto, que a seleção da Rússia e os clubes daquele país estão suspensos de todas as provas internacionais por tempo indeterminado. Uma decisão tomada após a invasão da federação russa à Ucrânia.

 Quer isto dizer que a Rússia não vai disputar o play-off do Mundial-2022  e o Spartak Moscovo foi suspenso dos oitavos de final da Liga Europa, onde ia medir forças com o RB Leipzig.

E talvez sejam estas sanções que o povo, os que não sabem de economia e nem de finanças, entendam o quanto estão a ficar isolados do resto do mundo, que façam mais mossa do que as sanções económicas sobre os oligarcas russos e as suas distintas famílias.

4.

Fachada da sede do PCP em Beja vandalizada.

5.

A Ucrânia assinou hoje o projecto de adesão à União Europeia.

6.

Retalhistas dos Estados Unidos e Canadá já ordenaram a retirada das prateleiras de diversas marcas russas de vodka em protesto contra a invasão da Rússia à Ucrânia. Tanto estabelecimentos estatais como privados estão a aderir ao movimento e a acabar com a comercialização de vários produtos russos, principalmente bebidas alcoólicas.

7.

O que nos diz o ruidoso silêncio da China?

8.

«As sanções vão fazer sofrer tanto a Rússia, quanto os seus promotores, em particular a União Europeia. Os tambores de guerra vão sobrepor-se à prioridade mundial do combate à crise ambiental e climática, que exige uma necessária e urgente cooperação compulsória entre todas as grandes potências. Desde a crise dos mísseis de Cuba que nunca estivemos tão perto de uma situação em que um desaire, um erro de análise, uma ferida narcísica perante a perspectiva de uma derrota convencional, possa fazer descarrilar o conflito para o patamar nuclear. Mais do que nunca é preciso que a lucidez prudente prevaleça sobre a precipitação e o ressentimento»

Viriato Soromenho-Marques no Diário de Notícias

Sem comentários: