quinta-feira, 16 de novembro de 2023

OLHAR AS CAPAS


Biografia de Cristal

Jorge Listopad

Capa: Fernando Mateus sobre gravura do pintor David de Almeida

Relógio de Água Editores, 1992

Encontrei a minha irmã, a mana, Alena, que há vinte anos não via. Era outra vez pequenina, com bochechas, os cabelos encaracolados e mais loiros do que os meus porque costumava lavá-los numa infusão de camomila, e eu com champô ocidental. Olhava-me, com a boca ligeiramente aberta, depois pôs-se a chorar, chorámos ambos, e eu acabei pr perguntar: “Jak se ti vede, milácku?” Perguntei-o entre soluços.

Mostrei-lhe Évora, e admirou o granito, mostrei-lhe a estrada que passa por cima da Malveira da Serra, descemos do velho Citroen, uma arrastadeira que resvalava pela areia no cabo da Roca, o sol descia, alaranjava, e a minha irmã, a Alena, desenhou uma macaca e, atirando a pedrinha, saltou até ao céu e ao inferno, naquela abóboda onde o jogador tem de dar uma volta de 180º.

Depois levei-a ao aeroporto cheio de balões coloridos, um deles esperava-a, subiu ao cesto, o balão estremeceu e iniciou o voo. Dizia adeus com a mão, sempre mais pequenina e, logicamente, desaparecemos.

Sem comentários: