sexta-feira, 11 de outubro de 2024

OLHAR AS CAPAS


Mulheres Portuguesas na Resistência

Rose Nery Nobre de Melo

Capa: Henrique Ruivo

O turno seguinte trouxe-me um «pide» que me disse:

-Então a senhora já está disposta a falar, ou não? A senhora, pelos vistos está a gostar disto! É que, sabe, aqui na Polícia toda a gente fala. Quando não querem falar às boas, temos que ir por outros caminhos.

Num dia desses, o Tinoco, já sem saber como convencer a trair o meu Partido, resolveu dizer-me que o meu marido tinha resolvido abandonar o Partido porque já estava muito cansado e que me mandava dizer que me fosse também embora. Apesar de já ter a minha cabeça em água, conservei sempre o tino e soube distinguir as verdades das mentiras que me diziam. Por isso, respondi-lhe que um verdadeiro comunista, como o meu marido era, nunca daria um passo desses.

-Ah, não? Ele até escreveu uma carta repudiando o Partido…

Fiquei fora de mim e, num ímpeto, corri para ele e disse-lhe:

- Mostre-me lá essa carta. Dê-ma na minha mão.

Confesso que foi uma fraqueza que ele aproveitou logo para me dizer:

- Ah, a senhora não acredita no seu companheiro…

Deu dois murros na mesa e retirou-se, para entrar na sala momentos depois acompanhado pelo Rosa Casaco.

Sem comentários: