segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

PÁSCOA FELIZ


Esta é a edição definitiva de “Páscoa Feliz” de José Rodrigues Migueis., publicada em Setembro de 1958 por Estúdios Cor.

A capa é de Infante do Carmo.


Reprodução de uma das badanas do livro

Nesta edição, o autor escreve uma nota, onde revela as muitas dificuldades por que passou a publicação de Páscoa Feliz

Acabado o manuscrito, em papel almaço de trinta e cinco linhas, andei com ele algum tempo sem saber o que fazer. Onde estavam então os editores que hoje, por bem da nossa glória literária, pululam em Portugal? Chianca de Garcia leu-a e propôs-se publicá-la: mas a editorial a que estava ligado desapareceu, e com ela a esperança do prémio que ele me profetizava. Lia-a mais tarde a Câmara Reys, que deu à estampa, na “Seara Nova”, o segundo capítulo. Mas a novela continuava inédita.
Até que um próspero sindicato operário condescendeu em editá-la: na Páscoa de 1932, com uma ortografia atrabiliária, impressa em mau papel, e com o único chamariz da capa de Fred Kradolfer. Não se fizeram anúncios, não houve rádio-propaganda, nem dei entrevistas aos jornais. O preço (popular) era de seis escudos, e a tiragem, de três mil exemplares, escoou-se lentamente: o êxito intelectual não aprece de bom augúrio! Não pedi nem cobrei direitos de autor: o sacrifício era de regra para o escritor “interveniente”, ainda que nas veias lhe corresse, exclusivamente, o sangue de pedreiros, carpinteiros, oleiros e labregos.
Páscoa reaparece a vinte e seis anos de intervalo. Limitei-me, para esta edição definitiva, a dar-lhe alguns retoques de pormenor e a adicionar-lhe uma ou duas curtas passagens anteriormente suprimidas. Seria desonesto de outro modo transformá-la ou actualizá-la.”


Dado que a indicação é omissa, por esta nota fica a saber-se que a capa da 1ª edição é da autoria de Fred Kradolfer.



Da contracapa de Páscoa Feliz. 

Sem comentários: