quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

OBRIGADO PORTUGUESES


O “Notícias de Portugal”, boletim semanal de propaganda do regime, editado pelo SNI, referia-se, nesta prosa instigante, à chegada do “Santa Maria” a Lisboa, o fim da “ tragi-comédia do paquete Santa Maria”, como lhe chamava o pasquim:

O Tejo oferecia espectáculo impressionante.
Ao mesmo tempo que aumentava o número de embarcações que se dirigiam, a toda a velocidade,, para o “Santa Maria”, crescia a multidão ao longo da margem direita.
Toda a muralha de Alcântara, de extremo a extremo, estava cheia de populares, que já tinham ocupado inteiramente a plataforma da estação marítima.
Também na margem oposta, centenas e centenas de pessoas se concentraram ao longo do rio, formando, aqui e além, grandes grupos.
O “Santa Maria ficou a pairar em frente de Belém, para entrarem a bordo as entidades oficiais e os representantes dos meios de informação.
Rodearam-no então, os barcos dos pilotos, os cacilheiros, os “ferry-boats”, os iates de recreio, as fragatas e outras embarcações de pesca
Repetiam-se os toques de sirene.
Surgem outras embarcações, entre os quais velozes gasolinas e um vistoso iate, este do Conde de Barcelona.
O “Santa Maria” retoma a sua marcha, em direcção ao cais de Alcântara.


A certo momento, pelos altifalantes, anuncia-se:
-Portugueses! O Sr. Presidente do Conselho, Prof. Oliveira Salazar, vem a bordo do “Santa Maria” Dentro de instantes entra nesta estação marítima.
Assistiu-se, então, a nova onda de entusiasmo, se possível mais vibrante, se possível mais expansivo.
Antes de se retirar da estação marítima, o Presidente do Conselho apareceu à varanda superior do edifício da gare, agradecendo as ovações do povo.
Aos microfones, Salazar afirmou, dirigindo-se à multidão:
-Temos o “Santa Maria connosco. Obrigado, portugueses!
Novas aclamações rodearam o Presidente do Conselho quando, muito lentamente, o seu carro deixou Alcântara”.

Sem comentários: