sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

OLHAR AS CAPAS



João César Monteiro

Catálogo da Cinemateca Portuguesa
Organização literária: João Nicolau
Direcção Gráfica: Rita Azevedo Gomes
Lisboa, Abril 2005

Conheci Serge Daney em Taormina. Vimo-nos todos os dias durante uma semana. Conversámos imenso. Ensinou-me muito. Depois encontrámo-nos em Paris. Quando lhe telefonava dizia-me sempre: “Estou muito ocupado mas para tia tenho uma meia hora”, e dava-me três horas do seu tempo. Falávamos de cinema e de outras coisas. Dava-me conselhos. Ele achava que eu era um grande cineasta. Eu dizia-lhe “Olha que não. O que é que isso quer dizer? O sucesso é para os políticos”. Ele achava que eu era masoquista. Eu não detesto fazer filmes, mas isso não me dá nenhuma felicidade particular. Mas se ainda não estou em agonia, estou um pouco como Flaubert que, no seu leito de morte, dizia: “A puta da Bovary, ela vive e eu estou quase a…

Sem comentários: