sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O QU'É QUE VAI NO PIOLHO?


Lisboa, Elevador da Bica.

Cena do filme de François Truffaut “Angústia”, realizado em 1964.

Pierre Lachenay, um intelectual de meia idade, numa viagem a Lisboa para dar uma conferência, conhece Nicole, uma lindíssima hospedeira de bordo. De volta a Paris, iniciam uma relação mas Nicole diz-lhe que a relação nunca iria resultar. Franca, a mulher de Pierre, descobre o recibo de umas fotografias. Levanta-as e dirige-se ao restaurante o Pierre almoça sozinho. Atira-lhe as fotografais e mata-o com uma espingarda, sem saber que a relação dele com Nicole já tinha acabado.

Baseado em factos reais, “Angústia” é um dos filmes mais sombrios de François Truffaut, uma história de adultério filmada a preto e branco.

François Truffaut: “A proporção do filme que é pura ficção é relativamente pequena porque eu prefiro trabalhar a partir de factos tal como eles são apresentados nos jornais e a partir de conhecimentos que eu experimentei ou que me foram contados por amigos. Gosto que os meus filmes sejam autenticados pela vida”.

Nicole é interprtado por Françoise Dorléac, irmã de Catherine Deneuve que viria a falecer num acidente de automóvel, em 1967, enquanto Pierre Lachenav é interpretado por Jean Desailly e Franca Lachenay por Nellu Benedetti.

Sem comentários: