sexta-feira, 23 de maio de 2014

OS IDOS DE MAIO DE 1974


13 a 19 de Maio

NUMA declaração do Comité Executivo da FRELIMO, pode ler-se: «o inimigo do povo moçambicano não é o povo português, é o próprio regime fascista, o sistema colonial português.»

PORTUGUESES cegos reunidos em assembleia em Lisboa enviam à Junta de Salvação Nacional uma moção onde se destaca os seguintes pontos: recenseamento nacional dos cegos e respectiva situação socio-económica, desenvolvimento da profilaxia da cegueira, integração dos cegos e legislação visando a admissão dos cegos aptos nas empresas públicas e privadas.

EM FÁTIMA, o cardeal patriarca de Lisboa D. António Ribeiro formulou votos de paz, de justiça e de liberdade entre os homens: «Esta é a hora de os cristãos se empenharem a valer».

DEPOIMENTO de um grupo de padres da Beira Baixa: «os bispos são os principais responsáveis pelo silêncio sobre os grandes problemas das guerras coloniais e violação das liberdades fundamentais; crítica aos partidos que se dizem cristãos e acolhem membros do antigo regime.»

CERCA de seis mil motoristas de táxis de Lisboa aprovaram as seguintes reivindicações: oito horas de trabalho diário; salário mensal de seis contos; e que se deixe de usar boné.

O TIMES publica um editorial com o título «Portugal está a perder o domínio da situação em África».

NO DIA 15 na Sala dos Espelhos no Palácio de Queluz, o general Spínola assume as funções de Presidente da República.

AO 7º DIA de greve a Timex ainda não aceitou reunir com os trabalhadores.

AO CABO de 47 amos de exílio, chega a Lisboa o capitão Sarmento Pimentel.

CERCA DE 3000 operários da empresa J. Pimenta, SARL, continuam em greve.

A SECRETARIA de Estado da Informação e Turismo informa que funcionários seus estão a proceder à entrega dos volumes armazenados no Pendão, em Queluz, de livros apreendidos aos editores e livreiros que os reclamem.

A LIVRARIA Opinião expõe autos de apreensão e verbetes da PIDE para obras proibidas pela ditadura.

A COMISSÃO de Cultura e Espectáculos da Junta de Salvação Nacional, divulgou um comunicado, no qual faz o seu veto aos filmes pornográficos, invocando para tal que estes não respeitam o ponto 2,1) do Programa do MFA que acentua a necessidade de evitar perturbações na opinião pública causadas por agressões ideológicas dos meios reaccionários.

A CONSTITUIÇÃO do I Governo Provisório foi anunciada no dia 15, à noite, no decorrer de uma conferência de Imprensa.


O NOVO Conselho de Ministros reúne em S. Bento no dia 17. A primeira reunião demorou cerca de 3 horas.
Adelino Palma Carlos: «Fomos agora chamados a tentar remediar erros que não cometemos e que não podíamos sequer apontar».

SEGUNDO Palma Inácio a LUAR abandona os métodos violentos e vai prosseguir como organização política.

SÉRGIO Godinho actua pela primeira vez em Portugal.

OS EMPREGADOS da empresa Eduardo Jorge continuam sem cobrar bilhetes aos passageiros enquanto a administração se mantiver silenciosa no que respeita às reivindicações salariais.

OS TRABALHADORES da Sociedade Estoril, concessionária da linha ferroviária Lisboa-cascais, mantém a decisão de não vender bilhetes em virtude de ainda não haver uma resposta do conselho de administração.

A ADMINISTRAÇÃO da CUF não consente na proposta de saneamento feita pelos trabalhadores daquela empresa.

MANTÉM-SE o desacordo entre a administração da Lisnave e os seus cerca de 8000 trabalhadores.

DISSOLUÇÃO da Polícia de Choque. Os seus elementos são transferidos para os comandos distritais da PSP.




FORAM suspensos onze associados do Sindicato dos Profissionais de Escritório de Lisboa dado que se verificou a sua ligação aos agentes da PIDE a quem lhes facultavam todas as informações pedidas. Foi ainda despedido o empregado Luís Oliveira Santos por haver provas escritas de ter denunciado à PIDE sócios deste sindicato.

CATARINA Eufémia, símbolo da resistência ao fascismo foi evocada na aldeia de Baleizão, passados que são 20 anos sobre a sua morte.

DE UMA FUNDA, crónica de Artur Portela Filho:
O Partido Comunista é uma estrutura.
O Partido Socialista Português é um élan.
O Partido Comumista está no País.
O Partido Socialista Português está em Lisboa.
Álvaro Cunhal incitou as células a abrir delegações em todos os pontos-chave do território.
Mário Soares foi conferenciar com Wilson, com Brandt, com Miterrand.
Duas maneiras. Duas vocações. Dois resultados prováveis.
Como se comportarão estas duas maneiras, estas duas vocações, a inevitabilidade táctica, e moral, que é a Unidade?

Fontes: Recortes de acervo pessoal, Diário de Uma Revolução, Mil Dias Editora, Lisboa, Janeiro de 1978, Maio de 74 Dia a Dia, Edição de Teorema e Abril em Maio, Lisboa, Maio de 2001, Portugal Hoje edição da Secretaria de Estado da Informação e Turismo, 

Legenda: fotografia da tomada de posse do I Governo Provisório tirada do Portugal Hoje.
Recorte sobre a Polícia de Choque do República de 13 de Maio de 1974. A Funda, Artur Portela Filho, Editora Arcádia, Lisboa

Sem comentários: