segunda-feira, 12 de maio de 2014

O QU'É QUE VAI NO PIOLHO?


Gosto de pegar em jornais antigos e desaguar na página de espectáculos.

Este é um pormenor do Depois das Nove do Diário Popular de 13 de Maio de 1967.

Boa parte destes cinemas e teatros já não existem.

Dos que ainda não foram demolidos, ou transformados noutras artes, encontram-se o Teatro ABC, Maria Victória, Villaret, Tivoli, Roma, Condes, Politeama, Cinearte, São Jorge, Odeon, e Mundial.

Algumas curiosidades:
                                          
No canto inferior direito pode ler-se parte do anúncio do Cinema Lido na Amadora.

Exibia, para adultos, Os Ambiciosos filme de Ricahrd Quine, com Rod Taylor, Catherine Spaak, Merle Oberon, um grande êxito desta época cinematográfica.

O Cinema Lido, em Fevereiro de 1969, foi completamente destruído por um incêndio.

O São Luiz e o Alvalade, que exibiam A Irmã Sorriso, tinham um aviso curioso: fazendo parte da programação era exibido o documentário Gil Vicente e o Ministério da Educação providenciou que fosse concedido 50% de desconto aos estudantes, maiores de 12 anos, sendo necessária a apresentação do cartãso dos Serviços Sociais da Universidade oiu de uma credencial passada pelo director do estabelecimento de ensino.

Os espectadores tinham ainda o privilégio de poder assistir à representação de duas peças de Bernardo Santareno: no Monumental A Promessa com Laura Alves, Ruy de Carvalho e José de Castro, numa encenação de Paulo Renato e no Maria Victória António Marinheiro com Eunice Muñoz, Maria Lalande, João Perry,e Canto e Castro.

Destaque para a peça, em representação no Teatro Vasco Santana, o original de Luzia Maria Martins, Bocage – Alma Sem Mundo, com Helena Félix e Joaquim Rosa, Mário Sargedas, Carmen Mendes e Vasco Lima Couto.

Ainda pode olhar-se um anúncio à Pastelaria Colombo que deu lugar a essa pífia vulgaridade que são os Mc Donalds, e outro ao Night-Club Sanzala, que pertencia ao Duo Ouro Negro, e onde mais tarde se instalou o Bingo do Sporting.

Sem comentários: