sábado, 10 de maio de 2014

OBVIAMENTE, DEMITO-O!



Primeira página do Diário de Lisboa de 10 de Maio de 1958.

Entrega no Supremo Tribunal do processo de candidatura do Almirante Américo Tomás proposta por 258 eleitores, em que se destacavam Oliveira Salazar, Marcelo Caetano e os habituais e eternos apoiantes do regime.

O candidato interrompia as suas funções de ministro e Oliveira Salazar sobraçava interinamente a pasta da Marinha.

Destaque para a Conferência de Imprensa que o general Humberto Delgado realizou no salão de chá do Chave de Ouro em Lisboa.

Pormenor do texto da Wikipédia:

Os cinco anos que viveu nos Estados Unidos modificam a sua forma de encarar a política portuguesa. Convidado por opositores ao regime de Salazar para se candidatar à Presidência da República, em 1958, contra o candidato do regime, Américo Tomás, aceita, reunindo em torno de si toda a oposição ao Estado Novo.
Numa conferência de imprensa da campanha eleitoral, realizada em 10 de Maio de 1958 no café Chave de Ouro, em Lisboa, quando lhe foi perguntado por um jornalista que postura tomaria em relação ao Presidente do Conselho Oliveira Salazar, respondeu com a frase "Obviamente, demito-o!".
Esta frase incendiou os espíritos das pessoas oprimidas pelo regime salazarista que o apoiaram e o aclamaram durante a campanha com particular destaque para a entusiástica recepção popular na Praça Carlos Alberto no Porto a 14 de Maio de 1958.
Devido à coragem que manifestou ao longo da campanha perante a repressão policial foi cognominado «General sem Medo».
O resultado eleitoral não lhe foi favorável graças à fraude eleitoral montada pelo regime.


 Diversas correntes da Oposição Democrática marcaram presença na conferência de imprensa, personalidades como o Almirante Mendes Cabeçadas, Ramon de la Feria, Dias Amado, Abranches Ferrão, Teófilo carvalho santos, António Ramos de Almeida, Adão e Silva, José de Magalhães Godinho, Gustavo Soromenho, Manuel Mendes, Castro Soromenho, Cassiano Branco.

A mesa presidida por Humberto Delgado registava a presença de Vieira de Almeida, que fez a apresentação do candidato, Mário de Azevedo Gomes, Aquilino Ribeiro, António Sérgio, Rolão Preto, António de Macedo, Costa e Melo, Vasco da Gama Fernandes, Olivio França e Alcinda de Sousa.

Depois da declaração de Humberto Delgado seguiu-se um período de perguntas e respostas e a primeira pergunta, e respectiva resposta, ficaram para a História:


Outro pormenor do período de perguntas e respostas:


Transcreve-se a Nota do Dia da autoria de Norberto Lopes, director do Diário de Lisboa: 



Por fim, destaque para o título da entrevista do prof. Vieira de Almeida ao Diário de Lisboa:



Uma escrita longa a desse livro.

Qualquer coisa como´16 anos, e foram muitos e muitos os que escreveram páginas desse livro e não chegaram a ver a cor da Liberdade.

Sem comentários: