segunda-feira, 21 de julho de 2014

QUOTIDIANOS


Tropeçou em arbustos, se enredou pelo chão. Ajudei a levantar-se. Mas ele preferiu ficar sentado.
- Me deixe morrer um pouco aqui. Me arraste só um nada para esse lado. Sim, aqui está bom, aqui corre um raiozito de sol.
Ficou um tempo de olhos fechados. Voltou a tirar um pedaço de coral e pousou-o no chão. Era outra oferta dos Deuses.
-E agora, pai?
-Agora vou para o outro lado do mar...
-Eu vou aprontar o barco e sigo com o senhor.
- Não. Voçê fica, eu vou sozinho.
Meti-o no barco mais seu velho saco. Fui empurrando até onde havia pé. Apontei a direcção certa e disse-lhe:
-Siga sempre a direito, não desvie...
- Estou no mar, meu filho, já não preciso condução.
E se afastou. Foi a única vez que me chamou de filho. Era, eu sabia, a despedida. Ouvir da boca dele essa palavra poderia ser uma infância nascendo. Mas era o adeus dela.


Mia Couto em Mar me Quer

Sem comentários: