quinta-feira, 10 de julho de 2014

NOTÍCIAS DO CIRCO


 O crédito malparado das famílias portuguesas atingiu em maio deste ano o valor mais elevado desde o início de 1998, o início da série, segundo dados publicados pelo Banco de Portugal.
O crédito à habitação foi o que mais pesou neste desempenho.

No interior do país, a desertificação humana vai-se acentuando sem que haja efectivas soluções em curso. Percorrendo-se as cidades e os seus arredores vêem-se, às centenas, lojas, fábricas e armazéns votados ao abandono, enquanto a leitura objectiva dos dados económicos demonstra à saciedade que os indicadores pontualmente positivos escondem uma catástrofe social que envolve muitas centenas de milhares de pessoas que já nem contam para as estatísticas do desemprego e estão sem amparo.

Eduardo Oliveira Silva, jornal I

Quem foge aos impostos não é visto como um criminoso mas como um esperto. Quem consegue ser um malabarista em contabilidade criativa arrisca-se a ser candidato a prémio Nobel. Quem domina um programa informático capaz de fazer milhões de transações em bolsa num único segundo, uma verdadeira batota tecnológica que qualquer casino proibiria, é declarado génio da finança. Quem tem lucros significativos mas despede magotes de trabalhadores em nome de uma desumana eficiência económica é medalhado como empresário exemplar. A ganância, o antigo pecado mortal, passou a ser dom de predestinados visionários.

Pedro Tadeu no Diário de Notícias.

Sem comentários: