quinta-feira, 3 de julho de 2014

OS IDOS DE JUNHO DE 1974


24 a 30 de Junho

MULTAS ATÉ 500 contos e a suspensão até ao limite máximo de 60 dias, sem prejuízo da responsabilidade criminal prevista nas leis vigentes e que possa ser exigida às pessoas singulares, as quais ficam sujeitas ao foro militar, são as sanções que podem ser aplicadas aos órgãos de informação nos casos de transgressão das disposições estabelecidas pelo regulamento anexo ao decreto-lei que autoriza a Junta de Salvação Nacional a nomear uma comissão «ad-hoc» para controlo da imprensa, Rádio, Televisão, Teatro e Cinema, diploma já aprovado pelo Conselho de Ministros.
As novas disposições mereceram várias críticas e reticências por parte dos jornalistas e quanto a determinados artigos do regulamento anexo ao decreto-lei podem fazer-se objecções de certa gravidade
Também a Associação Portuguesa de Escritores mostrou apreensão por alguns termos do Decreto-Lei sobre o exercício da imprensa.

RAUL DIAS LOURO, tractorista da Herdade das Terras Velhas foi despedido pelo patrão por ter denunciado as condições de vida dos trabalhadores numa reportagem.

NA SIDERURGIA Nacional foi alcançado um acordo parcial.

FORAM POSTOS em liberdade mais de 200 agentes da ex-PIDE/DGS em Lourenço Marques.

O MINISTRO Almeida Santos declarou: «Iremos tão depressa quanto possível e tão lentamente quanto necessário na nossa política de descolonização.»
Samora Machel: «Não se pode perguntar a um escravo se ele deseja ser livre, principalmente depois de ele já se ter revoltado.»

AOS 76 ANOS morre no Porto o escritor Ferreira de Castro.
Pouco antes de morrer, em conversa com Jacinto do Prado Coelho, dissera: «Agradeço ao meu corpo ter-me deixado viver este momento histórico».
José Gomes Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Escritores: «A última vez que eu encontrei Ferreira de Castro foi na festa do 1º de Maio a gritar connosco «Escrever é lutar!».
Quando um amigo morre, que nos resta senão tentar ressuscita-lo?»
Miguel Torga e Vergílio Ferreira, nos seus diários, omitem a morte do escritor.

Fontes: Recortes de acervo pessoal, Diário de Uma Revolução, Mil Dias Editora, Lisboa, Janeiro de 1978, Portugal Depois de Abril de Avelino Rodrigues, Cesário Borga, Mário Cardoso, Edição dos Autores, Lisboa, Maio de 1976, Portugal Hoje, edição da Secretaria de Estado da Informação e Turismo.
A Funda, Artur Portela Filho, Editora Arcádia, Lisboa


Legenda: Ferreira de Castro e José Gomes Ferreira.
Fotografia publicada em A Capital de 1 de Julho de 1974. 

Sem comentários: