quinta-feira, 24 de julho de 2014

OS IDOS DE JULHO DE 1974


15 a 21 de Julho

VERGÍLIO Ferreira no seu Conta-Corrente sobre a demissão de Adelino Palma Carlos:
O desarrói político. Palma Carlos demitiu-se. Juntaram-se-lhe os ministros PPD. Boatos de um novo ministério presidido por um militar do MFA e uma representação militar em várias pastas. Se assim for, saber-se-á enfim o que é politicamente o MFA.

NO DIA tomou passe o II governo Provisório sendo Primeiro-Ministro o Coronel Vasco Gonçalves.
No discurso de tomada de posse, a hipocrisia de António Spínola: «Limitar-me-ei portanto a destacar a reconhecida estatura moral e intelectual do coronel Vasco Gonçalves e o facto de ser o cérebro da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas e, como tal, o primeiro responsável pelo sei ideário.»
Do discurso de Vasco Gonçalves: «Sem trabalho árduo de todos os portugueses, sem um esforço gigantesco a todos os níveis (Estado, empresários e calasses trabalhadoras), no projecto de reconstrução e modernização nacionais, que deve ser o lema instalado na cabeça de todos nós, jamais será levado a cabo o desenvolvimento do País. Simultaneamente, todos teremos de viver, durante este período, em atmosfera de austeridade, gastando menos no supérfluo e poupando quanto possível para aplicação no esforço global de investimento, que a todos, mas a todos, diz respeito.
Composição ministerial do novo governo:
Ministros Sem Pasta – Majores Vitor Alves e Melo Antunes e drs. Álvaro Cunhal e Magalhães Mota.
Ministro da Defesa – Tenente-Coronel Mário Miguel
Ministro da Coordenação Interterritorial: - Dr. António Santos
Ministro da Administração Interna - Tenente-Coronel Costa Brás
Ministro da Justiça - Dr. Salgado Zenha
Ministro da Economia - Dr. Rui Vilar
Ministro das Finanças - Dr. Silva Lopes
Ministro dos Negócios Estrangeiros – Dr. Mário Soares
Ministro do equipamento Social e Ambiente – Coronel José Augusto Fernandes
Ministro da Educação e Cultura – Prof. Vitorino Magalhães Godinho
Ministro do Trabalho – Capitão Cosa Martins
Ministro dos Assuntos Sociais – Engª Maria de Lurdes Pintasilgo
Ministro da Comunicação Social – Major Sanches Osório

O NÚNCIO APOSTÓLICO recusou-se a receber a Comissão Pró-Divórcio.

COMO NOVO PARTIDO político é constituído o CDS – Centro Democrático Social: «Somos uma organização aberta a todos os democratas do centro – quer do centro esquerda quer do centro direita – que, sinceramente identificados com o 25 de Abril, aceitem o humanismo personalista como filosofia de acção. Representamos todos os portugueses que defendem uma nova concepção da iniciativa privada, com base no aprofundamento da solidariedade nacional e da fraternidade social.
Nos seus fundadores encontram-se Diogo Freitas do Amaral, Adelino Amaro da Costa, Basílio Horta.

Legenda: tomada de posse do II Governo Provisório

Fontes: Recortes de acervo pessoal, Diário de Uma Revolução, Mil Dias Editora, Lisboa, Janeiro de 1978, Portugal Depois de Abril de Avelino Rodrigues, Cesário Borga, Mário Cardoso, Edição dos Autores, Lisboa, Maio de 1976, Portugal Hoje, edição da Secretaria de Estado da Informação e Turismo, A Funda, Artur Portela Filho, Editora Arcádia, Lisboa.

Sem comentários: